29 junho 2010

Atividade 2.2 - Navegação em Hipertexto sobre hipertexto

Atividade 2.2 - Navegação em Hipertexto sobre hipertexto

A palavra hipertexto tem sido usada nos dias atuais para textos ramificados e responsivos, onde o internauta tem acesso a mais informação ao clicar nos hiperlinks ou links, apartir daí um texto se liga a outros textos, isso graças ao filósofo e sociólogo Ted Nelson em 1965.
O sistema hipertexto mais conhecido é a World Wide Web, porém a idéia de hipertexto surgiu muito antes da internet, no século XVI e XVII através dos manuscritos e marginalia
Pesquisando diversas definições de autores sobre o termo hipertexto, pode-se dizer que o termo designa um processo de escrita/leitura não-linear e não hierarquizada e que permite o acesso ilimitado a outros textos de forma instantânea constituída a base da Internet. Em outras palavras, ao acessarmos um site, por exemplo, escolhemos o caminho que desejamos seguir e, ao clicar o mouse em determinadas frases ou palavras, novos textos nos saltam aos olhos. Esta estrutura textual permite que o leitor, ao escolher a seqüência de leituras, seja co-autor do texto.
As principais características do hipertexto: Intertextualidade, velocidade, precisão, dinamismo, interatividade, acessibilidade, estrutura em rede, transitoriedade, organização multilinear
. Na educação o hipertexto leva ao aluno a pesquisar, produzir testos e adquirir a construção do conhecimento de forma dinâmica e interagindo no mundo digital. Caracterizando o aluno como individuo antenado com seu tempo, e descobrindo que quase tudo é possível no mundo digital e que os obstáculos que encontramos podem ser ultrapassados com segurança, usando os hiperlinks a seu favor como forma de aprendizagem.
Pesquisa: Wikipédia Português - A enciclopédia livre

Nenhum comentário:

Postar um comentário