29 junho 2010

Atividade 1.3 Educação e tecnologia

O acesso ao mundo digitalizado está começando a cada dia mais cedo, os nossos alunos antes mesmo de saberem ler e escrever estão nos jogos de games, manuseando o mouse, enviando torpedos... a tecnologia não é um bicho papão faz parte do seu cotidiano. “São os “nativos digitais” “e enquanto nós professores somos os” imigrantes digitais”.
Como isso precisamos nos adaptar à agilidade de pensamento e à velocidade do acesso à informação que esses “nativos digitais” possuem na forma de aprender.
Com essa nova mudança de hábitos as atividades de conhecimento estão aumentando, e os alunos do futuro não serão aprendiz e sim professores.
A escola precisa ser menos lecionadora e tornar-se organizadora de conhecimentos e articuladora dos diversos espaços e não somente. Mudar seu currículo. Recebemos muitas informações, mas é preciso direcioná-las e organizá-las.
A simples aquisição de equipamentos não vai resolver o problema do mau uso da tecnologia na escola. "O mais comum é a escola receber equipamentos, montar um laboratório e criar mais uma 'disciplina' de informática, o que é muito ruim. Em vez de incorporar as tecnologias como ferramentas de ensino, muitos professores continuam dando suas aulas de um jeito muito tradicional".
Há interesse e uma preocupação cada vez maior por parte dos educadores a respeito da presença do computador na escola. O interesse parece justificar-se pela possibilidade de novos caminhos para se alcançar uma melhoria da qualidade de ensino; a preocupação talvez fique por conta do desconhecimento da maioria dos professores de como se utilizar dessa tecnologia sem ser substituído por ela O professor sente-se motivado á novas tecnologias, entretanto não tem acesso, não consegue colocá-la em pratica em sala de aula é preciso de capacitação continua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário