20 janeiro 2011

Papa João Paulo II


Com um carisma fora do comum, Papa João Paulo II, mesmo quando estava com a saúde bem abalada, conseguia conquistar multidões. O jeito que o Sumo Pontífice exercia o seu serviço, fazia com que sua mensagem se tornasse mais nítida e compreensível, penetrando e convertendo os corações de milhares de jovens no mundo todo.
A facilidade com que o Papa conseguia transmitir aquilo que está em seu coração foi um fato marcante em sua trajetória; sua popularidade era tamanha, que chegava até a duplicar o número de pessoas previstas em suas visitas. Há quem diga que o sacrifício pessoal do Papa, devido a sua debilidade física, era o que ajudava a mobilizar as pessoas, porém o Papa não teve tudo isso escrito e/ou planejado em suas viagens e sim, ele vivas repleto das bênçãos divinas.
João Paulo II era um homem de bom humor e de grande religiosidade, isso prova também, a facilidade que ele tinha para alcançar o bom êxito nos seus ensinamentos. Dom Jayme Chemello, Bispo da Diocese de Pelotas/RS - certa vez, surpreendeu-se numa em uma de suas pregações, pois ao vê-lo em Roma alguns dias antes, cansado, não imaginou que conseguiria agir com notável destreza. Também o presidente do Brasil, em carta, refere-se a João Paulo II como "um homem aberto ao diálogo e profundamente sensível às aspirações dos mais pobres".
É indispensável comentar que houve também uma reciprocidade no ato missionário do Papa, pois o contato com o povo fazia com que ele se sentisse revitalizado no ardor de levar a Boa-Nova a todas as nações. São vários os exemplos que relatam o Papa como transcendente, ou seja, que vai ao encontro do povo, porque quer estar com ele.
A Jornada Mundial da Juventude talvez seja uma das realizações mais históricas na vida da Igreja, uma vez que João Paulo II foi tão bem aceito, que ficou conhecido como o ídolo dos jovens, justamente pelo modo com que conseguia se aproximar deles.
Dentre as diversas qualidades que completavam o carisma do Santo Padre, destacou-se o fato de ele conseguir trazer lições sempre positivas de algo que, para muitos, era tedioso e complicado. João Paulo II, em tudo se assemelhava ao Cristo, que com humildade e sabedoria, levou vários à santidade e à busca da espiritualidade constante.
Com essas atitudes, o Papa indiretamente dá grandes lições não só àqueles que possuem o carisma da evangelização, como também àqueles que murmuram, pois ele conseguiu ir além da saúde física para atingir a saúde espiritual.
Papa João Paulo II, ficou no coração dos jovens de todo o mundo!







Nenhum comentário:

Postar um comentário