Essa finalidade fundamental do SSE deve ser colocada em prática pelo Supervisor como uma meta que, dia a dia, deve ser atingida. E é somente através de uma dinâmica que tenha por suporte uma estrutura definida que se terá condições de atingí-la.
Com vistas ao alcance dessa finalidade a estruturação do SSE deve fundamentar-se em algumas características que lhe são inerentes. Essas características despontam, pois, como indispensáveis a seu adequado funcionamento. Cabe aos supervisores identificá-las e mantê-las ou até mesmo imprimí-las no funcionamento do serviço. São elas:
. DINAMICIDADE – que se revela na ação contínua e flexível, que busca o alcance dos ideais educativos, envolvendo, portanto, todas as contribuições que favorecem o aperfeiçoamento do processo ensino-aprendizagem;
. CRIATIVIDADE – que se revela na força de transformação da problemática do dia a dia em fonte de inspiração e propulsão para novas buscas, para novos posicionamentos e encontro de novas soluções;
. CIENTIFICIDADE – que se revela na busca de fundamentos teóricos para a reflexão metódica em torno da organização e da atuação sistemática do serviço;
. ORGANICIDADE – que se revela na tentativa de ordenar e hierarquizar todas as informações, sugestões e esforços que possam ser úteis ao serviço e ao processo ensino-aprendizagem, de forma a constituir um verdadeiro sistema aberto de ações;
. UNIDADE – que se revela pela ação unificadora em direção aos princípios, fins e filosofia da educação, buscando a coesão em torno da proposta pedagógica da escola e mantendo, como atributos, a integração técnico-pedagógica, o apoio mútuo e a interdisciplinaridade.
Como conseqüências da realidade específica de cada escola, podem surgir outras características que devem somar-se as demais.
É importante considerar, ainda, que:
. o SSE seja visto como um conjunto harmônico;
. esse conjunto harmônico seja constituído de elementos interligados;
. esses elementos interligados, em ação contínua e permanente, conduzam ao que se pode chamar o princípio norteador da Supervisão;
. esse princípio norteador da Supervisão seja traduzido em ação de ORIENTAR, ACOMPANHAR, CONTROLAR e AVALIAR a atividade docente e as demais atividades que com ela se relacionem no contexto escolar
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