11 dezembro 2010

Supervisão Escolar


As atribuições do Supervisor na Instituição Escolar

Coordenar e articular o processo ensino-aprendizagem através das ações de planejamento, implementação, desenvolvimento e avaliação.
Nesse sentido, nosso agir deverá ser focado em três campos fundamentais:
- Desenvolvimento Curricular e ensino-aprendizagem;
- Organização escolar;
- Relações internas e externas com a comunidade।

Planejamento de ação

Um supervisor deve ter um Plano de Trabalho elaborado em conjunto e consonância Com o Guia do Especialista em Educação Básica, fornecido pela Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais.
O mesmo é implementado ao longo do ano letivo, de acordo com as necessidades do momento।

Procedimentos ao detecta falhas no processo de ensino aprendizagem

A escola possui um Plano de Intervenção Pedagógica que é elaborado com a participação de toda comunidade escolar, após análise dos resultados das avaliações externas e de observações feitas no dia a dia.
Esse plano, como o próprio nome diz, tem o propósito de intervir de maneira peculiar (de acordo com a necessidade do aluno) e eficiente para sanar as dificuldades detectadas.
São adotados procedimentos variados, tais como: atendimento individualizado, reforço escolar no contra turno, mudança na prática de sala de aula, etc।

Formação e atualização do corpo docente

Este é um ponto crucial quando se fala em qualidade da educação। Enquanto nossos professores não tiverem uma formação de qualidade e não acordarem para a necessidade de constante atualização e aperfeiçoamento, de nada adianta investir em inovações tecnológicas, material didático rico e diversificado, prédios lindos e maravilhosos. De que adianta ter uma ferramenta e não saber utilizá-la, não é mesmo?

Forma de participação na gestão

A supervisão participa sendo co-responsável na liderança da gestão pedagógica, que deve ser o eixo das ações educacionais.
Como proporcionar um ambiente de trabalho favorável às relações humanas
Como dizia tão sabiamente nosso saudoso Paulo Freire, escola não é só prédios...
Nela convivem seres humanos, passíveis de erros e acertos। Pensando assim, procuro levar a nossa “equipe” a se referenciar por valores humanos de justiça, união, companheirismo e respeito, tão essenciais para que se possa estabelecer relações saudáveis.

Os maiores desafios e/ou dificuldades

Mesmo trabalhando numa instituição organizada, com uma equipe de trabalho empenhada encontrará dificuldade. Os pontos que mais atropelam o trabalho de um supervisor:
· Muita burocracia por parte da SRE/SEE com relação a documentos, absorvendo um tempo excessivo, que poderia ser utilizado a favor da escola;
· Pouco interesse de algumas famílias pela vida escolar de seus filhos;
· Falta de atendimento especializado para alguns alunos (psicólogo, fonoaudiólogo, etc।).

Como atualiza-se para o exercício de Supervisão

Através de leituras, participações em cursos oferecidos pela SEE, cursos online, pesquisas em sites educacionais sérios e responsáveis ( MEC-portal do professor, CRV- Centro de referência virtual do professor, portal da educação de Minas Gerais, páginas de autores respeitados como Rubem Alves, Instituto Paulo Freire, etc।)

O perfil de um Supervisor

O supervisor precisa ter comprometimento moral e ético para lidar com pessoas diferentes, ser articulador para integrar a vida da escola com o mundo social global, ter capacidade de enfrentamento diante do novo e do imprevisível, ter conhecimento teórico que possa dar suporte às suas ações e que permita entender a forma como se processa a aprendizagem.
Precisa ainda ser parceiro, flexível, inovador, dinâmico e democrático।

Avaliação do trabalho de um supervisor.

O trabalho de um supervisor é muito gratificante e enriquecedor, uma vez que permite plantar e colher frutos. É lógico que exige muito e às vezes deparamos com problemas, mas também nos eenriquecemosem conhecimento e como pessoa.
Contribuir para a formação de crianças, ver desabrochar a capacidade de ler, escrever e desvendar o mundo dessas pequenas criaturas.
Ah! Não poderia deixar de mencionar que a EDUCAÇÃO me FASCINA. Mas... não me deixa cega para os inúmeros problemas vividos e para a vergonhosa desvalorização da classe educacional. Ser educador hoje, mais do que nunca, só deve ser por opção.










Nenhum comentário:

Postar um comentário