Nesse sentido, nosso agir deverá ser focado em três campos fundamentais:
- Desenvolvimento Curricular e ensino-aprendizagem;
- Organização escolar;
- Relações internas e externas com a comunidade।
Planejamento de ação
O mesmo é implementado ao longo do ano letivo, de acordo com as necessidades do momento।
Procedimentos ao detecta falhas no processo de ensino aprendizagem
Esse plano, como o próprio nome diz, tem o propósito de intervir de maneira peculiar (de acordo com a necessidade do aluno) e eficiente para sanar as dificuldades detectadas.
São adotados procedimentos variados, tais como: atendimento individualizado, reforço escolar no contra turno, mudança na prática de sala de aula, etc।
Formação e atualização do corpo docente
Este é um ponto crucial quando se fala em qualidade da educação। Enquanto nossos professores não tiverem uma formação de qualidade e não acordarem para a necessidade de constante atualização e aperfeiçoamento, de nada adianta investir em inovações tecnológicas, material didático rico e diversificado, prédios lindos e maravilhosos. De que adianta ter uma ferramenta e não saber utilizá-la, não é mesmo?
Forma de participação na gestão
A supervisão participa sendo co-responsável na liderança da gestão pedagógica, que deve ser o eixo das ações educacionais.
Como proporcionar um ambiente de trabalho favorável às relações humanas
Como dizia tão sabiamente nosso saudoso Paulo Freire, escola não é só prédios...
Nela convivem seres humanos, passíveis de erros e acertos। Pensando assim, procuro levar a nossa “equipe” a se referenciar por valores humanos de justiça, união, companheirismo e respeito, tão essenciais para que se possa estabelecer relações saudáveis.
Os maiores desafios e/ou dificuldades
Mesmo trabalhando numa instituição organizada, com uma equipe de trabalho empenhada encontrará dificuldade. Os pontos que mais atropelam o trabalho de um supervisor:
· Muita burocracia por parte da SRE/SEE com relação a documentos, absorvendo um tempo excessivo, que poderia ser utilizado a favor da escola;
· Pouco interesse de algumas famílias pela vida escolar de seus filhos;
· Falta de atendimento especializado para alguns alunos (psicólogo, fonoaudiólogo, etc।).
Como atualiza-se para o exercício de Supervisão
Através de leituras, participações em cursos oferecidos pela SEE, cursos online, pesquisas em sites educacionais sérios e responsáveis ( MEC-portal do professor, CRV- Centro de referência virtual do professor, portal da educação de Minas Gerais, páginas de autores respeitados como Rubem Alves, Instituto Paulo Freire, etc।)
O perfil de um Supervisor
Precisa ainda ser parceiro, flexível, inovador, dinâmico e democrático।
Avaliação do trabalho de um supervisor.
O trabalho de um supervisor é muito gratificante e enriquecedor, uma vez que permite plantar e colher frutos. É lógico que exige muito e às vezes deparamos com problemas, mas também nos eenriquecemosem conhecimento e como pessoa.
Contribuir para a formação de crianças, ver desabrochar a capacidade de ler, escrever e desvendar o mundo dessas pequenas criaturas.
Ah! Não poderia deixar de mencionar que a EDUCAÇÃO me FASCINA. Mas... não me deixa cega para os inúmeros problemas vividos e para a vergonhosa desvalorização da classe educacional. Ser educador hoje, mais do que nunca, só deve ser por opção.
Nenhum comentário:
Postar um comentário