12 junho 2012

FICHAS ESCOLARES




Escola Estadual “Abre Campo”

SENHOR OU SENHORA RESPONSÁVEL PELO  ALUNO ______________________________________________________Turma_____
Solicitamos que acompanhe seu filho à escola no dia __/ __/__, ás _______.
Para que possamos conversar a respeito da vida escolar e comportamento do mesmo.
Nosso objetivo é atender ao aluno da melhor maneira possível, buscamos o seu crescimento pessoal em todos os níveis. Mas, só juntos, família e escola, o objetivo será alcançado.
 Gratos pela atenção dispensada.

Atenciosamente,

Elenice Maria Chaves Santana Gomes
Orientadora Educacional

Favor devolver assinado
Assinatura do responsável____________________________________________
Assinatura do aluno _________________________________________________

Abre Campo,__de ___________de 2012


Escola Estadual “Abre Campo”

SENHOR OU SENHORA RESPONSÁVEL PELA  ALUNA ______________________________________________________Turma_____
Solicitamos que acompanhe sua filha à escola no dia __/ __/__, ás _______.
Para que possamos conversar a respeito da vida escolar e comportamento da mesma.
Nosso objetivo é atender ao aluno da melhor maneira possível, buscamos o seu crescimento pessoal em todos os níveis. Mas, só juntos, família e escola, o objetivo será alcançado.
 Gratos pela atenção dispensada.

Atenciosamente,

Elenice Maria Chaves Santana Gomes
Orientadora Educacional

Favor devolver assinado
Assinatura do responsável____________________________________________
Assinatura da aluna _________________________________________________




FICHA DE ALUNO INCLUSIVO 



Aluna:                                                                 Ano de Escolaridade:                              Turma:
Data de Nascimento:                                           Idade:                                Data:___/___/2012.


DADOS FAMILIARES:


 Nome do pai:
 Nome da mãe:

 Profissão do pai:

 Profissão da mãe:

 Número de irmãos:
 Mora com:



CONDIÇÕES DE SAÚDE:


DESENVOLVIMENTO DO ALUNO:                   1- HABILIDADES (aspecto cognitivo, motor, social)





2- DIFICULDADES (aspecto cognitivo, motor, social)


Com base nas dificuldades e habilidades do aluno, como tem sido o desempenho em suas aulas?


Estratégias que tem usado com o aluno.


Dificuldades que encontra com relação ao atendimento ao aluno.


Assinatura/ Disciplina:__________________________________________________
por extenso





FICHA DE ACOMPANHAMENTO ATITUDINAL E PROCEDIMENTAL: Turma_______

ALUNO(A)______________________________________DATA__/__/__

Senhor (a) ______________________________responsável do (a) aluno (a) citado acima, como parte integrante de nossa parceria na função de educar, cumpre-nos informá-lo das atitudes e comportamento que ele (ela) vem apresentando em sala de aula:

( ) Desrespeitou o(a) professor(a) :___________________________________;
 ( ) Desrespeitou o(a) colega:________________________________________;
 ( ) Não trouxe o material necessário para a aula:_________________________;
       ( ) Atrasa-se constantemente para entrar em sala de aula;
       ( ) Não realizou a atividade em sala de aula da(s) seguinte(s) matéria(s):

__________________________________________________________________ 

( ) Não realizou o(s) dever(es) de casa da(s) seguinte(s) matérias:
( ) Apresenta atitudes e comportamento que interferem no desenvolvimento normal da aula, atrapalhando colegas e professor(a) ( levanta-se do lugar constantemente; conversa assuntos alheios à aula; produz barulho batendo na carteira com algum objeto ou batucando, cantando, gritando ou assoviando; joga bolinhas de papel ou pedaços de borracha nos colegas e no (a) professor (a) ; não presta atenção à aula; não ouve o (a) professor (a); incomoda os colegas com brincadeiras fora de hora; pega objeto do colega sem permissão; ... )

( ) Outros:______________________________________________________

Queremos garantir o aprendizado do (a) aluno (a), porque sem a devida atenção à aula e a realização da atividade não há assimilação do conteúdo ministrado.
Acompanhe em casa, regularmente, o caderno de seu (sua) filho (a), verifique se está fazendo as atividades em sala e os deveres de casa. 
Colocamo-nos à disposição para quaisquer esclarecimentos.

ESPAÇO RESERVADO PARA AS OBSERVAÇÕES DO RESPONSÁVEL: ·_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

X_____________________________________________________________________
Assinatura do responsável dando ciência das atitudes e comportamento do (a) aluno (a).

Assinatura do aluno ao receber a Ficha Atitudinal e Procedimental em ____/____/____

_________________________________________________________________



COMUNICADO AO RESPONSÁVEL : ATRASO À ESCOLA

ALUNO (A)___________________________________turma___

     Chegou atrasado (a) à escola hoje. Caracterizando o atraso quando o (a) mesmo (a) chega após às 12 horas e 30 minutos. Lembrando que dez minutos são apenas para imprevisto, constituindo raríssima exceção. O correto é a presença do (a) aluno (a) na escola às 12:30 horas pontualmente. A primeira aula começa às 12:30 horas e termina às 13 horas e 20 minutos. Portanto, ao se somar 05 atrasos de dez minutos, o (a) aluno (a) perde uma aula inteira de 50 minutos.
   Favor entrar em contato conosco pelo telefone 3872 -1571 para justificar os atrasos de seu (sua) filho (a), ou compareça à escola para averiguar a situação, também pedimos que devolva assinado esse comunicado para comprovar sua ciência dos atrasos do (a) aluno (a).
    Não deixe seu (sua) filho (a) se atrasar e muito menos faltar às aulas, nem um dia sequer, justifique com atestado médico ou compareça à escola para nos informar dos motivos que impediram a presença do (a) aluno (a) às aulas. 
É muito importante que a família acompanhe em casa, regularmente, o caderno do (a) aluno (a) e verifique se ele (ela) está fazendo as atividades em sala e os deveres de casa. 
Nosso objetivo é atender ao aluno (a) da melhor maneira possível, buscando o seu crescimento pessoal em todos os níveis. Mas, só juntos, família e escola, o objetivo será alcançado. Gratos pela atenção dispensada.
Estamos disponíveis para quaisquer esclarecimentos.

Abre Campo   ________de________ de 201____.

FAVOR DEVOLVER ASSINADO

ASSINATURA DO RESPONSÁVEL:

_____________________________________________________________________________



COMUNICADO AOS PAIS E/OU RESPONSÁVEL – Assunto: Infrequência escolar

ALUNO (a)_____________________________________turma____


De acordo com os nossos registros, até o presente momento, na disciplina de 

_________________, professor (a)___________________________que tem _____ 

aulas por semana, foram contabilizadas um total de ____ faltas ________________.

Sabemos que se o aluno não comparecer às aulas não assimilará o conteúdo ministrado naquele momento e ficará defasado em relação aos alunos que estão presentes. 
O processo de aquisição de conhecimento é contínuo e cumulativo, um dia que se perde prejudica o aluno.
Gostaríamos de informar que há algumas perguntas que precisam ser respondidas pela família: O (a) aluno (a) copiou a matéria perdida? Comunicou ao (a) professor (a) o motivo de suas faltas e recebeu dele (a) as atividades perdidas no período? O (a) aluno (a) estudou em casa a matéria e pôs o caderno em dia? O (a) aluno (a) parou de faltar às aulas? É assíduo (a)? 
Para garantir que o processo de aquisição de conhecimento da criança ou do adolescente não seja rompido, a família precisa estar atenta aos seguintes procedimentos: 
 Não deixar que se atrase, garantindo que esteja na escola às doze e trinta em ponto para a primeira aula.
 Não deixar que falte, nem um dia sequer e justificar com atestado médico ou presença na escola o motivo da falta, quando houver.
 Acompanhar em casa regularmente os cadernos, verificando se está fazendo as atividades em sala e os deveres de casa.
 Qualquer dúvida que tiver entrar em contato imediatamente com a Orientadora Educacional - (Elenice) e Direção da Escola (Diretora:  Rosiléa ou v ice: Conceição)
pelo telefone 3872 - 1751 ou pessoalmente para averiguar a situação.
Estamos disponíveis para quaisquer esclarecimentos.

Abre  Campo, _____ de __________ de 201____.

FAVOR DEVOLVER ASSINADO
ASSINATURA DO RESPONSÁVEL DANDO CIÊNCIA DA INFREQUENCIA:
X_____________________________________________________________
_


Recibo de Comunicado de Infrequência alternada com justificativa 

O Aluno ___________________________________________turma__
Recebeu nessa data _____/_______/201___, o comunicado de infrequência escolar.



CONVOCAÇÃO NO. 01

SENHOR OU SENHORA RESPONSÁVEL DO (A) ALUNO (A):
___________________________________________TURMA_______

Cumprindo a Lei 9.394/96(Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional que diz em seu artigo 12: As escolas têm a incumbência de articular-se com as famílias e a comunidade, criando processos de integração da sociedade com a escola e deve informar os pais e responsáveis sobre a frequência e o rendimento dos alunos, bem como sobre a execução de sua proposta pedagógica.
Informando ainda que o Estatuto da Criança e do Adolescente em seu artigo 129, inciso V diz que os pais ou responsáveis devem matricular o filho ou pupilo e acompanhar sua freqüência e aproveitamento escolar.

Dessa forma solicitamos sua presença na escola no dia _____/____/___

No horário de _____________. Para tratarmos de assunto referente ao aluno (a) citado (a) acima. O telefone de contato da escola é 3872 1751. Entre em contato conosco. Somos parceiros na tarefa de educar.

Nosso objetivo é atender ao aluno (a) da melhor maneira possível, buscamos o seu crescimento pessoal em todos os níveis. Mas, só juntos, família e escola, o objetivo será alcançado. Gratos pela atenção dispensada.
Atenciosamente,

X______________________________________________________________
ASSINATURA DO RESPONSÁVEL DANDO CIÊNCIA DA CONVOCAÇÃO


Recibo de convocação
Aluno(a) ____________________________________________   TURMA______

 Recebeu uma convocação para comparecimento do seu  responsável legal no dia _______/________/________ às ___________, 

Ficando ciente que deve entregá-la e comparecer à escola junto dele (a) no

Dia _______/______/________ Horário: ____________.


CONVOCAÇÃO no. 02
SENHOR OU SENHORA RESPONSÁVEL PELO (A) ALUNO (A)


__________________________________________________TURMA_______

Cumprindo a Lei 9.394/96(Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional que diz em seu artigo 12: As escolas têm a incumbência de articular-se com as famílias e a comunidade, criando processos de integração da sociedade com a escola e deve informar os pais e responsáveis sobre a freqüência e o rendimento dos alunos, bem como sobre a execução de sua proposta pedagógica.
Informando ainda que o Estatuto da Criança e do Adolescente em seu artigo 129, inciso V diz que os pais ou responsáveis devem matricular o filho ou pupilo e acompanhar sua freqüência e aproveitamento escolar.

Dessa forma foi solicitada sua presença na escola no dia __/ ____/___ 

No horário de _____________. Através da CONVOCAÇÃO NO. 01 entregue 

Ao (a) aluno(a) no dia ______/______/_____ às__ ___________.
 Contudo,não recebemos nenhuma resposta e nem sabemos se o (a) aluno (a) comunicou em casa nossa solicitação. Mais uma vez, oferecemos uma oportunidade da família entrar em contato conosco. Compareça à escola 

Dia______/______/______ às _______horas e _____minutos junto com seu 

(sua) filho(a) ou pupilo(a), para averiguar a situação.

Ele (ela) deverá entrar na escola acompanhado (a) do seu responsável legal.

Nosso objetivo é atender ao aluno (a) da melhor maneira possível, buscamos o seu crescimento pessoal em todos os níveis. Mas, só juntos, família e escola, o objetivo será alcançado. Gratos pela atenção dispensada.
Atenciosamente,

Recibo de convocação
____________________________________________________turma______
Recebeu uma segunda convocação para comparecimento do seu responsável 

______/_______/_____ às _________ . Ficando ciente que deve entregá-la e 

comparecer à escola no dia ____/_____/______ às ________.



CONVOCAÇÃO no. 03

SENHOR OU SENHORA RESPONSÁVEL PELO (A) ALUNO (A)


_____________________________________________________TURMA_______

Informamos que a escola deve cumprir a Lei 9.394/96(Lei de Diretrizes e Bases da
Educação Nacional que diz em seu artigo 12: As escolas têm a incumbência de articular-se com as famílias e a comunidade, criando processos de integração da sociedade com a escola e deve informar os pais e responsáveis sobre a freqüência e o rendimento dos alunos, bem como sobre a execução de sua proposta pedagógica.
Informando ainda que o Estatuto da Criança e do Adolescente em seu artigo 129, inciso V diz que os pais ou responsáveis devem matricular o filho ou pupilo e acompanhar sua freqüência e aproveitamento escolar.

Por esse motivo foi solicitada sua presença na escola no dia _____/____/___
No horário de _____________. Para tratarmos de assunto referente ao aluno (a) citado (a) acima.

Não recebemos nenhuma resposta e nem sabemos se o aluno comunicou em sua casa nossa solicitação.
Temos buscado entrar em contato com a família do (a) referido (a) à algum tempo através de comunicação por escrito entregue ao (a) aluno (a), contato telefônico, recado de terceiros. Compareça à escola dia _____/____/_____ as __________h. Sua presença é imprescindível.
Cumprindo também com O Estatuto da Criança e do Adolescente comunicaremos ao Conselho Tutelar a ausência dos responsáveis perante convocação da escola. De acordo com o artigo 56 da Lei 8.069/96.

Nosso objetivo é atender ao aluno (a) da melhor maneira possível, buscamos o seu crescimento pessoal em todos os níveis. Mas, só juntos, família e escola, o objetivo será alcançado. Gratos pela atenção dispensada.

Atenciosamente,

Orientação Educacional

Assinatura do pai ou responsável: ___________________________________
...............................................................................................................................
Recibo de convocação número 03

Recebeu mais de uma convocação para comparecimento do seu responsável nos dias ___/____/_____ , _____/______/______, e ____/______/¬¬¬______ .Em todos os momentos foi devidamente informado que a presença do responsável era imprescindível para a sua permanência na escola. 
Assinatura do aluno (a):________________________________________

TERMO DE COMPROMISSO ESCOLAR

Eu____________________________________________________________________

aluno (a) da turma __________ turno:_____________

Assumo o compromisso nessa presente data de cumprir com as regras definidas no Regimento Interno da Escola, apresentando respeito para com professores, colegas e demais funcionários da escola. Em relação aos estudos, apresentarei sempre que me pedirem meus cadernos organizados e com a matéria e exercícios feitos e completos; tendo o compromisso de mantê-los em dia, ou seja, completos. Realizarei com interesse e boa vontade as tarefas que forem solicitadas pelos professores; entregarei os trabalhos no tempo delimitado. Estou ciente que para o meu aproveitamento em aprendizagem eu preciso ficar atento às explicações dos professores, esclarecer minha dúvida referente à matéria estudada, acompanhar a linha de raciocínio do professor quando este estiver falando e ajudarei a minha turma com observações pertinentes à aula, ou seja devo estar envolvido e me esforçar para compreender o conteúdo e não somente estar presente em sala de aula sem fazer nada. Para não deixar dúvidas do comportamento que a escola espera de mim, comprometo-me a obedecer as orientações dos professores, da orientadora e diretora . Minha família me ajudará a cumprir esse TERMO DE COMPROMISSO ESCOLAR que agora assino. 

Abre Campo,, _____de __________________ de __________ .


Assinatura do aluno (a):___________________________________________________

Assinatura do responsável pelo aluno(a):______________________________________

Assinatura do Especialista em Educação Básica:_______________________________

Assinatura da Direção da Escola:____________________________________________




COMUNICADO AOS PROFESSORES 

1. Gentileza comunicar à Orientação Educacional 05 (cinco) faltas consecutivas e 10 (dez) faltas alternadas do (a) aluno (a) assim que identificar essas ocorrências.

2. Uso do Caderno de Ocorrências:

O caderno de ocorrência contém o nome de cada aluno em uma folha específica, onde se fará o relato da ocorrência em sala de aula tais como:

( ) Desrespeitou o(a) professor(a) , relate o ocorrido

( ) Desrespeitou o(a) colega: relate como...

( ) Não trouxe o material necessário para a aula, qual?

( ) Atrasa-se constantemente para entrar em sala de aula;

( ) Não realizou a atividade em sala de aula da(s) seguinte(s) matéria(s):

( ) Não realizou o(s) dever(es) de casa da(s) seguinte(s) matérias:

( ) Apresenta atitudes e comportamentos que interferem no desenvolvimento normal das aulas, atrapalhando colegas e professor(a) ( levanta-se do lugar constantemente, conversa assuntos alheios ao assunto da aula, produz barulho batendo nas carteiras ou assoviando, joga bolinhas de papel no interior da sala...)
( ) Outras ocorrências...
       Caro (a) professor (a) a questão da indisciplina em sala de aula sempre é um ponto delicado; há dificuldades, a escola não recebe o apoio que gostaria de receber da família, mas há algumas atitudes que a escola pode usar que favorecem a disciplina em sala, alguns exemplos:
 Definição de limites: estabelecer limites desde a primeira aula, com extrema clareza e espírito aberto às sugestões. Os limites das atitudes que forem aceitas pelo grupo de alunos devem ser observados. Definir “seus” limites, mas estabelecer um procedimento de participação cooperativa; Cobrança firme e serena;
 Sua mesa, seu templo: evitar que os alunos se aglomerem em torno de sua mesa;
 Delimitar a estrutura da sala, não permita que os alunos fiquem soltos pela sala, dispor as carteiras e os alunos de forma que favoreça a aula;
 Usar a terapia do diálogo pessoal: ao identificar casos particulares de condutas estranhas chame o aluno para um “bate papo” indagando sempre o motivo de posturas resistentes. É importante passar a imagem de que a indisciplina é uma particularidade que exige compreensão e debate.
 O Caderno de Ocorrências funciona melhor quando não é usado. Explico: Antes de colocar o nome do aluno deve-se negociar. Tornar o aluno seu devedor,  se enche o nome do aluno no caderno, perde o seu valor, como instrumento de coerção ele é frágil;
O Caderno ficará na sala do Diretor ou na secretaria caso necessite, peça ao orientador.
RECEBI O COMUNICADO ACIMA E ASSINO DANDO O MEU CIENTE DAS INFORMAÇÕES:





PLANO DE ATENDIMENTO AO ALUNO EM PROGRESSÃO PARCIAL

ALUNO: __________________________________________________ SÉRIE ATUAL: _______
SÉRIE DA PROGRESSÃO: __________  ANO DA PROGRESSÃO: ___________
DISCIPLINA:_________________________PROF.:______________________________________
CONTEÚDOS A SEREM TRABALHADOS / BIBLIOGRAFIA:
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
ESTUDOS ORIENTADOS / 1º SEMESTRE 20______

DATAS

PROVAS

ATIV. EM CLASSE

TRABALHOS

VALOR/ NOTAS









































O ALUNO FOI: ____________________________       ABRE CAMPO, ___/____/___________
ASS. POR EXTENSO: ______________________________________________________________

ESTUDOS INDEPENDENTES / 2º SEMESTRE 20_______

DATAS

PROVAS

ATIV. EM CLASSE

TRABALHOS

VALOR/NOTAS









































O ALUNO FOI: ______________________________    ABRE CAMPO, ___/____/___________
ASS. POR EXTENSO: ______________________________________________________________



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