28 fevereiro 2011

Dicas para criar um Clube do Livro

 
A criação do Clube do livro é uma excelente oportunidade para estimular o hábito de leitura em todas as idades, principalmente na infância, mas os objetivos devem estar de acordo com as fases de desenvolvimento de cada turma. Por exemplo: o Clube pode ser desenvolvido na educação infantil , com crianças que ainda não foram alfabetizadas , mas deve conter livros apropriados para a sua idade.


O Clube do livro é um grupo de pessoas que compartilham livros , como brincadeira ou como projeto de estudo, e em ambas as funções, ele é motivador de leitura, e apartir dela , o educador pode trabalhar a interpretação, análise crítica, dramatização , linguagem oral e escrita e a interdisciplinariedade.


Veja a seguir algumas dicas para se criar um Clube do livro , de forma fácil e que pode ser utilizado em sala de aula ou em outros ambientes educativos:


1- Reflita sobre os objetivos da criação do Clube do Livro e se possível deixe claro para as crianças quais são estes objetivos ,como: adquirir prazer pela leitura, estimular a imaginação, elaborar uma pesquisa científica, realizar uma análise crítica, ampliar o repertório linguístico , ampliar o repertório literário, imaginar uma sequência lógica , aprender sobre valores e etc.


2- Adquira uma boa quantidade de livros, ou peça para cada criança trazer um. Quanto mais livros o Clube tiver, por mais tempo ele funcionará, e motivará as crianças. Outras fontes de escrita também podem ser utilizadas no Cube, como: jornais, revistas, gibis, bíblia e etc.


3- As regras de funcionamento do Clube devem ser claras e coladas no verso do livro.


O período de tempo de leitura é relativo. Ao definir o mesmo, é preciso levar em conta o tamanho do livro. Se as crianças os levarem para casa , é interessante pensar no tempo disponível dos pais para ajuda na tarefa.

4- O dia da troca dos livros deve ser definido previamente com os alunos e os pais, para que eles se organizem e formem hábito de leitura. Por exemplo: toda sexta-feira, de quinze em quinze dias, toda primeira semana do mês, ou todos os dias.


5- Numere-os e encape-os para conservar por mais tempo.


6- Construa uma tabela com a lista dos nomes de todas as crianças que irão participar do Clube. Veja o exemplo na figura abaixo:


7- Insira na tabela os números dos respectivos livros que serão entregues para cada criança, para manter o controle dos livros na hora da entrega.


8- É importante que além do rodízio do Clube do Livro, as crianças tenham acesso a algumas fontes de leitura, diariamente, através de cantinhos da leitura ou estantes de livros.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário