03 julho 2018

CARTA DE APOIO DOS PAIS NOS ESTUDOS DE SEUS FILHOS


CARTA DE APOIO DOS PAIS NOS ESTUDOS DE SEUS FILHOS
Missão da Rede:

Visão da Rede: .  

Senhores Pais

Os propósitos descritos a seguir nortearão a parceria das escolas públicas municipais com os senhores. Eles foram escritos com a ajuda de pais que conseguiram realizá-los com seus filhos. Contamos com a colaboração dos senhores no cumprimento de tais propósitos e estamos à disposição para ajudá-los naqueles itens que não conseguir resultados positivos com seu filho.
PARCERIA ENTRE PAIS, ESCOLA E FILHOS: PROPÓSITOS A CUMPRIR
    Em casa, os pais em conjunto com seu (sua) filho (a):
1.1.            Arrume um lugar tranquilo dentro de casa onde seu filho possa estudar sem ser incomodado: mesa, cadeira e distante da televisão.
1.2.            Combine com seu/sua filho (a) um horário diário para ele fazer suas tarefas e estudar as matérias, de preferência, em horário que um dos pais estiver em casa para acompanhar.
1.3.            Na hora de fazer a tarefa, se seu/sua filho (a) disser que não entendeu o que é para fazer, peça a ele para ler o enunciado da questão em voz alta uma ou mais vezes, e peça a ele para explicar o que entendeu que é para fazer.
1.4.            Se seu filho não souber mesmo fazer a tarefa, mesmo que você saiba a resposta certa, não ensine a resposta, pois não é obrigação dos pais agirem como professores de seus filhos. Ao invés disso, escreva no próprio caderno do(a) filho(a), um bilhete para o professor pedindo para ajudar seu filho em sala.    
1.5.            Peça seu/sua filho (a) para ler em voz alta para você ouvir, pelo menos 3 vezes na semana.
1.6.            Leia para seu/sua filho (a); ou peça seu filho para lhe ensinar alguma coisa da escola que você sempre quis ou tem condição de aprender.  
1.7.            Combine com seu/sua filho (a): o dia que ele faltar a aula, no final de semana, deve pegar caderno e livro de um colega e estudar a matéria que o professor trabalhou naquele dia.
1.8.            Pergunte a seu filho, todos os dias: como foram as aulas do dia? que assuntos ele estudou? como tem sido a convivência com os colegas?
1.9.            Olhe no caderno de seu filho as atividades escritas feitas nas aulas do dia, as tarefas que tem que fazer para o dia seguinte, etc. Olhe os cadernos das disciplinas que ele(a) gosta mais e gosta menos e as que ele(a) tem mais dificuldade e menos dificuldade, pelo menos, 2 ou 3 vezes por semana. Seu filho sentirá sua presença e sentirá que você se importa com os resultados dos estudos dele.    
1.10.        Arrume um lugar mais exposto na casa para vocês colocarem os livros e revistas que tem em casa: coloque-os em uma prateleira, estante ou numa cestinha de bambu ou coisa parecida. 
1.11.        Reserve um tempo livre e converse com seu/sua filho(a) sobre os assuntos destes livros e revistas, sobre programas de TV, as formas de diversão e os brinquedos e brincadeiras que ele mais gosta, etc.   
1.12.        Converse com seu/sua filho(a) sobre as regras de convivência da escola e da sala de aula.
1.13.        Converse com outros pais de alunos da sala de seu/sua filho(a): troque ideias e avalie a qualidade da aprendizagem de seus filhos e as ajudas dos professores e da escola a eles. 
1.14.        Nunca pergunte a seu filho se ele quer fazer as atividades que ele tem obrigação de fazer. Em vez de perguntar: “você quer almoçar?” você diz: “venha almoçar que está na hora”; em vez de dizer: “você quer fazer a tarefa agora?” você diz: “pegue seus materiais que está na hora de fazer a tarefa”.
1.15.        Nunca fale com seu filho palavras de sentido negativos e depreciativos, tais como sonso, lerdo, nervoso, chato, pirracento ou qualquer outro. Elas influenciam para eles se tornarem realmente isso.
1.16.         Se você pedir a seu filho para dar algum recado mentiroso para alguém, você está dando a ele uma aula de como mentir, correndo o risco de passar a vergonha do filho dizer à pessoa, por exemplo: “minha mãe mandou falar que não está”.
1.17.        As palavras de xingamento ou de palavrões que você fizer perto de seu filho são verdadeiras aulas para seu filho aprender a xingar. Então, não xingue.
1.18.        Quando a criança estiver chorando, não a mande parar de chorar, mas pergunte-a porque está chorando, dê um copo com água e ajude-a se acalmar. Depois, converse com ela sobre o motivo, para que aprenda a lidar com as emoções.
1.19.        Quando seu filho fizer alguma coisa errada ou falar algo errado, diga que ele é capaz de fazer melhor ou de conseguir falar certo, encorajando-o a falar ou fazer de novo.  Se você rir dos erros de seus filho ou fizer piada com alguma coisa que ele disse ou fez errado, você contribui para ele sentir-se inseguro e sem confiança em sua própria capacidade.
1.20.        Jamais ameace seu filho que vai abandoná-lo se ele não fizer o que você quer que faça, pois o sentimento de desamparo impede o desenvolvimento saudável e autoconfiante de seu filho.
1.21.        Sempre que os filhos fizerem uma pergunta e você responder sim ou não, complete sua resposta dizendo porque não ou porque sim, desta forma eles vão perceber que sua resposta é para protegê-lo de algum perigo daquilo que ele está lhe pedindo para fazer, pelo cuidado que você tem com ele ou por qualquer outro motivo da vida de vocês que impede você de permitir que ele o faça (se for não) ou de apoiar o que ele lhe pediu para fazer.
1.22.        Quando seu filho acordar dizendo que teve um sonho ruim, acalme-o, leve-o para a cama de volta e faça companhia até ele dormir de novo. No dia seguinte, converse com ele sobre os sonhos, ajudando-o a separar os sonhos da realidade.
Os comportamentos dos pais são os maiores exemplos de aprendizagens para seus filhos!        

1-      Na Escola, você, como pai deve:
2.1. Comparecer às reuniões de pais feitas coletivamente.
2.2. Comparecer a reuniões individuais com a equipe pedagógica, para conversar sobre a aprendizagem e o comportamento do filho no cumprimento das regras de convivência da escola e da sala de aula.
Observação: castigo não funciona e, ainda, diminui a autoconfiança de seu filho, agravando o desinteresse dele pelos estudos.

Abre Campo, ____de ­­­­­­­­__________________de 2018.


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Diretora da Escola                                                          Secretária Municipal de Educação


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