03 novembro 2011

MODELO DE ESTUDO DE CASO


1-      DADOS GERAIS
I) Dados de identificação
-         Nome
-         Sexo
-         Raça
-         Idade
-         Escolaridade
-         Estado Civil
-         Ocupação
-         Idade dos pais (se criança ou adolescente)
-         Cônjuge (nome, idade, grau de instrução, ocupação) - se adulto
-         Filhos (nome, idade, escolaridade, ocupação, estado civil) - se adulto

II) Circunstancias do Exame
Especificar data e local do exame, quem participou das entrevistas, quantas entrevistas, procedimentos utilizados, etc...

III) Motivo da Consulta

IV) Condições Especiais
Circunstancias ou acontecimentos especiais ocorridos no momento das entrevistas, como interrupções, ruídos, etc.. que possam afetá-la.

V) Impressão Geral Transmitida
Descrever as impressões subjetivas e sentimentos despertados pelo paciente no terapeuta.

VI) Instrumentos
Especificar os instrumentos utilizados na execução do exame para realização do estudo de caso: entrevista, anamnese, observações, testes projetivos e/ou psicométricos, outros materiais.


2- ESTUDO BIOGRÁFICO OU ANAMNESE

I)                   História Familiar
II)                Nascimento e primeira infância – até 3 anos
III)             Escolarização e Socialização
IV)             Relacionamentos Interpessoais
V)                Hábitos
VI)             Ocupação e/ou Profissão
VII)          Atitudes em Relação ao Sexo
VIII)       Doenças Físicas e Acidentes – especificar todas e quaisquer doenças e acidentes, bem como tratamentos de qualquer tipo realizados pelo paciente.


3 – INFORMAÇÕES E OBSERVAÇÕES FAMILIARES E PESSOAS AFINS DO PACIENTE
Descrever outros recursos ou materiais utilizados como fonte de informações sobre o paciente (entrevistas, materiais escritos, produções artísticas, fotos, etc...). Este item é obrigatório com pacientes crianças e adolescentes e facultativo com pacientes adultos.


4 – FUNCIONAMENTO GERAL DO PACIENTE
Descrever o funcionamento geral do paciente antes do surgimento do sintoma ou da mudança comportamental que ocasionou a consulta, salientando dois aspectos
I)                   Recursos ou aspectos Positivos
II)                 Aspectos Pré-mórbidos


5 – INÍCIO E CURSO DO SINTOMA ATUAL
Descrever quando e como, a partir do funcionamento geral pré-mórbido do paciente, começou a se delinear o sintoma, chegando até o momento atual.


6 – POSSIVEIS CAUSAS DESENCADEADORAS DO SINTOMA ATUAL


7 – EXAME DOS PROCESSOS COGNITIVOS

I)                   Consciência
II)                Atenção
III)             Orientação
IV)             Pensamento
V)                Percepção e Auto – percepção
VI)             Linguagem
VII)          Memória
VIII)       Afeto
IX)             Conduta
X)                Coordenação motora


8 – DIAGNÓSTICO MULTIAXIAL / DSM-IV
Eixo I – Transtornos Clínicos
Eixo II – Transtornos da Personalidade e Retardo Mental
Eixo III – Condições Médicas Gerais
Eixo IV – Problemas Psicossociais e Ambientais
Eixo V – Avaliação Global do Funcionamento


9 – HIPÓTESE DIAGNÓSTICA
 Utilizando o referencial teórico para realizar o diagnóstico do paciente. Aqui devem ser inseridos as avaliações específicas de cada modelo teórico.


10 – AVALIAÇÃO PROGNÓSTICA


11 – PLANO TERAPÊUTICO
Descrever todos os tipos de estratégias de intervenção recomendadas ao paciente tais como psicoterapia, atendimento em grupo, terapia medicamentosa, outras atividades com outros profissionais, atividades cotidianas em geral, etc...


12 – SEGUIMENTO CLÍNICO
Descrever o acompanhamento e o andamento do atendimento, como está o vínculo entre paciente e terapeuta, assiduidade no tratamento, respeito ao contrato, eficácia das indicações, etc...

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