15 outubro 2011

Redação Dissertativa Argumentativa

Dissertar é o mesmo que desenvolver ou explicar um assunto, discorrer sobre ele. Assim, o texto dissertativo pertence ao grupo dos textos expositivos, juntamente com o texto de apresentação científica, o relatório, o texto didático, o artigo enciclopédico. Em princípio, o texto dissertativo não está preocupado com a persuasão e sim, com a transmissão de conhecimento, sendo, portanto, um texto informativo.


Os textos argumentativos, ao contrário, têm por finalidade principal persuadir o leitor sobre o ponto de vista do autor a respeito do assunto. Quando o texto, além de explicar, também persuade o interlocutor e modifica seu comportamento, temos um texto dissertativo-argumentativo.


Estrutura da redação
Para uma dissertação argumentativa é necessário que se tenha o começo (introdução do assunto), o seu desenvolvimento que são os argumentos e tudo que você irá colocar sobre o assunto e a conclusão que se dá pela coerência do transcrito dos argumentos.

Introdução
Logo na introdução haverá traços do que o autor defende, mas sempre não utilizando o “Eu”, “eu acho”. Faça o texto em terceira pessoa do singular, como o normal quando se dirige a um leitor. A ideia principal deve ser apresentada neste parágrafo do texto.

Desenvolvimento
Neste parágrafo é a hora em que começa a colocar ordem nos argumentos. É preciso que dê a argumentação e a reforce com dados e fatos, se possível. A numeração dos argumentos é algo que não deve ter. É preciso que argumentação seja verdadeira, caso contrário ela não tem valor algum. Após colocado todos os argumentos, dentro de um espaço bacana passe para o final.
Conclusão
Você retoma com outras palavras a tese do texto não deixando uma forma redundante e apresenta soluções para o caso. Procure não usar os elementos que mostrem dúvida, como o ponto de interrogação. Seja o mais claro possível no que está apresentando.

Dicas para a sua redação
- Não fique enrolando o assunto, pois mostrará claramente que você não domina o assunto pedido;
- Ser claro e objetivo é o que faz da sua redação tirar uma boa nota;
- Exponha o assunto pedido apenas na introdução e conclusão. O “meio” da sua redação dedique apenas aos argumentos;
- Evite utilizar frases longas ou muitos curtas;
- Os verbos no gerúndio devem ser mostrados apenas quando necessários. Geralmente, em frases longas costumam aparecer mais;
- Estude as regras da ortografia;
- Não fuja do tema dado. Isso pode descontar muitos pontos da sua redação;
- As expressões que são muito tradicionais ficaram ultrapassadas. Evite as;
- Nunca utilize a sua religião como argumento. Caso o assunto discutido seja sobre religião veja todos como um todo, e não somente a sua;
- Gírias, termos e estrangeirismos não incorporados ao português evite.

Melhorar a redação
Para que tenha uma boa redação em mãos e pronta para tirar nota é preciso que seja levado alguns pontos, como é o caso do rascunho. Por mais que esteja cansado da prova que vem fazendo é preciso que faça o rascunho, pois através dele você consegue apagar o que não gostou, pode reler o textos quantas vezes quiser dentro do tempo estipulado. Terminado de ler o rascunho uma vez descanse a mente um pouco, pois somente assim conseguirá visualizar os erros que muitas vezes passam desapercebidos.
Não utilize afirmações vagas para tentar convencer quem lê. Os fatos históricos e culturais são excelentes argumentos, porém precisam ser estudados para que transcritos corretamente.Você  defenderá em um texto dissertativo argumentativo a sua ideia sobre o tema que lhe for dado. Sendo argumentativo precisa expor argumentos que convença o leito de que a sua tese está correta. Informações verídicas são importantes que seja acrescentada, dados que mostrem a realidade do que está sendo exposto. Porém não é apenas colocar as suas ideias no papel, e sim organizá-las de acordo com a estrutura que esta redação pede.
Fonte: http://guiadicas.net/como-fazer-uma-redacao-dissertativa-argumentativa/
Através do site Mundo Texto encontra as melhores redações e relacionadas ao tema que deseja estudar e conferir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário