27 julho 2010

Atividade 2.9

Projeto Ensino Fundamental I
Cuidando de nosso entorno
Abre Campo, julho de 2010.
Elenice, Luana, Natália e Patrícia
Bloco de Conteúdo
Ciências Naturais
Conteúdo
Conservação

Objetivos

- Preservar os recursos naturais, possibilitando um desenvolvimento e interação social
- Consolidar conceitos de preservação ambiental dentro e fora do espaço escolar
- Segmento: Ensino Fundamental

METODOLOGIA

Tipo de pesquisa: estudo do meio ambiente que vivemos.
Procedimentos: entrevistas, questionários, atividades em aula, narrativas individuais e em grupo e trabalhos de analise do nosso entorno.
Público: Estudantes do 1° ao 5°ano da Escola Joaquim de Assis Rosa Município de Abre Campo.

Temas discutidos nos debates:

Trabalho englobando o Ensino Fundamental I - Conservação do nosso ambiente escolar

Para trabalhar a conservação do ambiente é necessário criar na escola um ambiente que envolva os professores de todas as disciplinas, alunos dos diferentes níveis e a comunidade.
Produção de Materiais pelos alunos: Promover fontes de pesquisa (sites, revistas, livros, reportagens...) para que cada grupo possa aprofundar e se atualizar frente aos problemas ambientais. Propor que colete-se, selecione-se e organize-se os dados obtidos na pesquisa.
Não podemos deixar de salientar para os nossos alunos que a exploração da natureza e utilização de seus recursos não são atos necessariamente destrutivos. O que os torna destrutivos ao meio é a maneira como é realizada, a relação entre a quantidade e o tempo efetivo em que ओकोर्रे é que gera o desequilíbrio.
Questionar:
Qual é o lixo que produzimos em nossa sala de aula? E em nossa escola? Como podemos conservar o nosso ambiente escolar? Devemos iniciar esse trabalho focando cada turma a sua respectiva sala de aula. Será que ao final do dia deixamos a nossa classe como a encontramos ao chegarmos à escola? O que podemos fazer para melhorar?
Essa observação direta e mobilização devem partir do entorno mais próximo do estudante (sala de aula) para o mais distante (banheiros, parques, refeitórios...). Criar campanhas de conservação dentro da sala de aula. Para isso podemos criar equipes que a cada semana deverão cuidar, informar, conscientizar os demais através de conversas, cartazes, ações... Todos os problemas descobertos e principalmente a solução que cada grupo (turma ou série) encontrar deverá fazer parte do painel apontado na etapa 3 e também divulgados por cada professor às demais séries. Uma vez conseguido sanar a conservação do ambiente da sala de aula, cada professor deverá ampliar o raio de ação de seus alunos de modo que cada equipe (turma/série) se responsabilize em divulgar aos demais seu plano de ação.

AVALIAÇÃO

Observar a interação do aluno com o projeto. Verificar o desenvolvimento da ação positiva frente às propostas. Perceber a mobilização individual e coletiva para preservar e melhorar o seu entorno. Verificar se o aluno percebe que esse trabalho não se resume a uma iniciativa pontual. Observar se o painel criado reflete um posicionamento crítico em relação às propostas. Avaliar se o aluno, tendo realizado várias atividades em pequenos grupos de busca de informações em fontes variadas, é capaz de cooperar nas atividades de grupo e acompanhar as etapas do projeto.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

O emprego de procedimentos baseados na do discurso do meio ambiente não são apenas aqueles que vimos nos meios de comunicação, mas sim o que vivenciamos em nosso cotidiano, leva a mudanças de comportamento dos alunos, tornando-os seres humanos mais ativos e solidários, integrados à nova tecnologia, conscientes de sua importância, críticos de suas falhas e preocupados com as consequências de seus
próprios atos

Nenhum comentário:

Postar um comentário