Esses dados valem
ouro
As informações que estão na sua secretaria ajudam a definir as ações e metas educacionais
Dados escolares familiares ao dia a dia do gestor, como os referentes à avaliação, movimentação e situação do aluno - geralmente requisitados anualmente pelo Ministério da Educação e pelas secretarias de Educação -, são bem mais do que simples levantamentos numéricos. Quando olhados com atenção, eles se transformam em instrumentos valiosos para detectar problemas, definir encaminhamentos, analisar variáveis e definir metas. A semana pedagógica é uma excelente oportunidade para a equipe discutir e analisar esses números .
Se num ano muitos alunos deixaram a escola ou ficaram retidos, é preciso fazer
alguns questionamentos e verificar quais as possíveis variáveis do cotidiano
escolar que justificam esse número. O passo seguinte é planejar as ações que
devem ser implementadas antes de o problema se agravar e as que evitarão que
ele aconteça no futuro. Para mostrar como usar essas tabelas, Roberta Panico,
coordenadora pedagógica do Centro de Educação e Documentação para Ação
Comunitária (Cedac) e consultora de NOVA ESCOLA GESTÃO ESCOLAR, fez uma
simulação dos índices de uma unidade que atende alunos da primeira etapa do
Ensino Fundamental (leia quadro abaixo). Ela levantou
questões que a equipe gestora pode fazer com base neles e os possíveis caminhos
que a equipe gestora pode trilhar. Dica geral: se os números analisados
isoladamente parecerem pequenos ou irrelevantes, transforme-os em porcentagem. Você
verá como eles revelam a situação da escola e tornam visíveis os problemas,
facilitando a tomada de decisão (como no segundo quadro, que traz uma parte de uma
tabela de turmas da segunda etapa do Ensino Fundamental).
Como
organizar e interpretar as tabelas
Acompanhe nesta simulação dos dados de uma escola as questões que
podem ser levantadas pela equipe gestora, a análise e as sugestões de
encaminhamento para resolver os problemas detectados.
Questões
Quantos alunos foram matriculados no 1º ano? E no 5º? A diferença é de 20
alunos. Esses dados correspondem à média de matrículas dos últimos anos? Por
que esse número diminuiu ao longo da escolaridade?
Encaminhamento
A não manutenção do número de matrículas revela um funil de reprovação ou
evasão e pode significar que a escola não está dando conta da aprendizagem de
todos os alunos. É preciso verificar se os professores estão ensinando apenas
para os "mais sabidos" e deixando de oferecer apoio aos que
apresentam dificuldades.
Questões
Por que o 2º ano tem um índice de reprovação maior do que os outros? Ele
corresponde à antiga 1ª série, período de alfabetização das crianças. O
professor regente tem a experiência necessária nessa área?
Encaminhamento
O diretor pode atuar na distribuição das salas aos professores de acordo com o
preparo e a experiência de cada um. Há locais em que a escolha é regida por
lei. Mesmo assim, é papel do diretor conversar com a equipe, compartilhar as
informações sobre a movimentação escolar com o grupo e propor tomadas de
decisões que favoreçam todos, principalmente os alunos.
Questões
Quais são os motivos da evasão dos alunos nesta escola? Por que as crianças
deixaram de frequentar as aulas?
Encaminhamento
Vale a pena o diretor ir em busca dessas respostas na comunidade e,
principalmente, procurar as famílias para saber o que levou as crianças a
abandonar a sala de aula. De posse dessas informações, ele também deve discutir
com a equipe quais seriam as possibilidades para diminuir esse número. Uma
variável possível a ser considerada: será que os alunos desistiram porque não
estavm conseguindo aprender?
Questões
Os alunos que precisam de correção de fluxo repetiram de ano na própria escola
ou já vieram de outras unidades nessa situação? O que é possível fazer para que
o número total de alunos com defasagem idade/série não seja tão elevado (18
crianças)?
Encaminhamento
Pensar em um projeto específico para esses alunos (como grupo de apoio, por
exemplo), de modo que, ao fim do ano letivo, todos eles tenham as condições
necessárias para serem reclassificados, como autoriza a Lei de Diretrizes e
Bases. Analisar os motivos da repetência.
Análise bimestral
Encarar os problemas e as dificuldades ao longo do ano letivo ou em seu término
para buscar soluções e estabelecer metas e melhoria para o ano seguinte é bem
mais eficiente do que deixar a situação da escola só ser revelada nas
avaliações externas. Pensando nisso, Clécio Lima Sousa, diretor da EM Mariano da
Silva Barroso e diretor-formador da rede pública de ensino de Pindaré-Mirim, a 250 quilômetros de
São Luís, orienta a equipe docente a olhar os resultados das avaliações no fim
de cada bimestre e a se questionar: se o ano acabasse hoje, quantos alunos seriam
reprovados? Quantos teriam abandonado as aulas? Por quais motivos isso teria
acontecido?
"Verificamos que, no caso de nossa escola, faltava a integração entre a
direção, a coordenação e o corpo docente na definição de metas e também a
responsabilização pelos resultados de aprendizagem dos alunos. Nas discussões,
foram levantadas variáveis que podem ter influenciado o desempenho dos alunos,
como a estrutura das escolas e o envolvimento das famílias", diz Clécio.
Desse modo, foi possível retraçar metas e mudar o curso dos problemas
encontrados antes que eles se tornassem definitivos.
Algumas secretarias solicitam esses números periodicamente e incentivam os
gestores a utilizá-los na melhoria da qualidade de ensino. Em Taboão da Serra,
município da Grande São Paulo, as escolas preenchem o quadro de situação dos
alunos no início do ano letivo. Depois, ao longo dos meses, as informações
coletadas e tabuladas seguem norteando o trabalho das equipes. "Se a
retenção aumenta, a tabela ajuda a enxergar o problema. Então, uma equipe de
formação vai à escola debater as possíveis causas e propor soluções",
afirma Ricardo de Oliveira Queiroz, diretor de divisão de Ensino Fundamental da
Secretaria de Educação do município.
Providências
da rede
O levantamento feito pela escola também ajuda as secretarias a
detectar a necessidade da implantação de políticas. "Caso o rendimento
geral de uma disciplina caia, formadores, diretores e docentes se reúnem para
discutir novas abordagens", afirma Ricardo. Segundo ele, a atenção com os
números é uma das responsáveis pela diminuição da retenção escolar, de 8 para
4%, que vem ocorrendo desde 2005.
Dados de aprovação, reprovação e movimento também são solicitados anualmente
pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
(Inep), sempre após o Censo Escolar, no primeiro semestre. "Os diretores
colocam informações da escola no site do Sistema Educacenso e, com elas,
tiram-se as médias sobre as taxas de evasão, repetência e promoção, usadas para
medir o fluxo escolar. Essas, por sua vez, são usadas como uma medida de
produtividade do sistema educacional", explica Maria Inês Pestana, diretora
de Estatísticas da Educação do Inep. Tempos depois, os diretores recebem a nota
do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e das metas do Plano de
Desenvolvimento da Educação (PDE) de sua escola - calculados com base no quadro
apresentado por cada unidade.
Quem já usou os dados da escola para definir mudanças aprovou. Veronice Coelho,
formadora de diretores da Secretaria Municipal de Educação de Parauapebas, a 834 quilômetros de
Belém, conta que é possível medir os avanços de um período para o outro e
perceber o que falta melhorar. Ela conta que, em 2009, a principal meta na
rede foi continuar o trabalho começado dois anos antes para combater a
repetência e a evasão: "Para isso, avaliamos as tabelas dos últimos anos e
estabelecemos metas para a Secretaria e para cada escola junto com o diretor.
Dependendo dos problemas que detectamos, tomamos medidas personalizadas para
cada unidade."
Para a
segunda etapa do Ensino Fundamental
Clique para ampliar
Questão
Qual a disciplina que mais reprova alunos?
Encaminhamento
Comparar a quantidade de aulas dadas e do número de frequência dos alunos da
disciplina que mais reprova. Existe alguma relação entre falta de professor e
alunos e o índice de reprovação da disciplina? Se existe, valeria a pena uma
boa conversa com o professor e com os alunos da classe. É preciso discutir com
formadores e docentes para pensar em novas abordagens para o ensino da
disciplina.
Questão
Os índices de distorção idade/série são altos. O que vem produzindo estes
números ao longo da escolaridade?
Encaminhamento
Fazer um levantamento do histórico da vida escolar desses alunos desde a época
do ingresso na escola. Quantos são matriculados desde a Educação Infantil?
Quantos vieram transferidos de outras unidades? Levantar com a equipe
pedagógica (do 1º ao 7º ano) o que faz a escola produzir esses índices. Planejar
projetos de correção de fluxo.
Obs. A porcentagem da aprovação e reprovação é calculada, sobre o
número de matriculas finais e a dos índices de evasão, transferência e
distorção idade-série sobre as iniciais.
Em 2007, os índices de abandono escolar para as turmas de 5ª e 8ª
séries da área urbana eram de 2,8 e 11,1%, respectivamente, e os de reprovação,
6,7 e 20,1%. "Apostamos em uma maior articulação das instituições com a
comunidade e juntos avaliamos o risco social que poderia levar as crianças a sair
da escola. Para esse trabalho, contamos com o apoio do Conselho Escolar e do
Conselho Municipal da Criança e do Adolescente", diz Veronice.
Em 2008, os números já mostraram que a realidade estava mudando: os de evasão
caíram para 2,1 e 9,2% (5ª e 8ª séries da área urbana), e os de retenção, para
2,6 e 10,2% (igualmente). "Notamos também que faltava investir mais em
formação dos educandos e, agora, já começamos a notar melhoras significativas
nos índices de desempenho. Por isso, acredito que, se não olhamos para as
tabelas e não traçamos metas claras, nossas ações ficam soltas", afirma
ela.
Dez
questões para pensar
Os números são instrumentos que levam à reflexão sobre diversas
questões. Aqui, alguns pontos que podem ser analisados pela equipe
gestora:
1 É importante comparar os
resultados dos alunos de uma mesma série e perguntar: há uma divisão desigual
de turmas (classes "fortes" e "fracas"?) Qual sala reprova
mais?
2 Os alunos estão evadindo ou
pedindo transferência? Será que os pais estão insatisfeitos? A comunidade passa
por problemas?
3 De que maneira você e a equipe
gestora podem contribuir para elevar o índice geral de aprovação? Será que
falta acompanhar mais de perto o desempenho dos alunos ou o trabalho de
professores e coordenadores?
4 Há necessidade de montar grupos
de apoio para os alunos com mais dificuldade de aprendizagem?
5 Os professores do 5º ano estão
considerando que na próxima etapa da escolaridade as crianças passarão por
diversas mudanças e é necessário prepará-las para que não caiam nas
estatísticas de reprovação e evasão ao passar por essa transição?
6 Que ações pedagógicas podem ser
implementadas nas últimas séries da primeira fase do Ensino Fundamental de modo
a facilitar a adaptação dos estudantes ao segmento seguinte?
7 Qual é a disciplina que mais impacta
os índices de reprovação? Não seria o caso de reunir os professores e planejar
uma nova abordagem?
8 Ao longo dos anos, a evasão
pode estar relacionada a dificuldades de adaptação às novas situações que os estudantes
encontraram pelo percurso?
9 Que metas podem ser traçadas e
implementadas para melhorar os índices globais no próximo ano?
10 Você, diretor, está olhando os
números da tabela adequadamente ou apenas por burocracia?
Ilustrações: Mario Kanno
Esse texto foi trabalhado juntamente com os resultados finais de 2011 da Escola Estadual "Abre Campo". Após reflexão dos dados da escola através de gráficos , especialistas e professores elaboraram a intervenção Pedagógica.
ANÁLISE DE DIÁRIO
1 - Preenchimento do cabeçalho: Não deixar campos incompletos. Se tiver
dúvida, preencha a lápis e procure o especialista. Não registrar o dia a tinta,
pois se houver um imprevisto e não for dia letivo, deverá ser apagado e o
diário não deve ter rasuras. No dia da reposição, registra a data atual e no
local do registro de matéria lecionada coloca-se: reposição do dia X e a seguir
a matéria dada.
2 - Apuração da freqüência: use (.) para
presença e (F) para falta e (*) para alunos com laudo (LG e LTS). Ao final de cada mês, some as faltas e registre na
última quadrícula; Registre também o total de faltas do bimestre. Se o aluno
não faltou, registre 00. Licença Gestação (LG)
e Licença tratamento de Saúde (LTS). Ao final do mês, registrar a lei que “ampara”,
mas não abona suas faltas. LG lei de nº.
6202/75 de 17/04/1975. O aluno
com laudo deve receber todas as atividades em casa (é direito dele).
* Há casos em que o professor ou outro indicado pela escola
irá à residência do aluno para aplicar avaliações.
* O aluno matriculado até 51 (cinqüenta e um) dias letivos,
não fará RECLASSIFICAÇÃO e o ano
letivo do aluno terá início a partir do 2º bimestre sendo os 100 (cem) pontos divididos
em 3 bimestres: (30 – 30 - 40).
3 - Matéria
Lecionada/Metodologia
De acordo com instruções da SRE – eixo, descritores e
habilidades contidos no CBC.
4 - Instrumentos
utilizados para avaliação/distribuição de notas
Não registrar somente prova.
Ex: Atividade em grupo/Pesquisa/Trabalhos/ Debate/
Participação/ Atividades Extra Classe...
AVEO: Recuperação
Paralela - Tem que haver registro de todas as atividades desenvolvidas com os
alunos nas quadrículas de AVEO e também no espaço de matéria lecionada. A
recuperação é da matéria (conteúdo) que o aluno não aprendeu.
5 - Assinatura/data/anulação
dos espaços
Não pode haver quadrículas em branco ou tracejado.
Obs.: Informar
após cada avaliação qual aluno não compareceu, recusou realizar a atividade
avaliativa ou apenas assinou as provas.
As providências serão registradas em ficha e os pais serão
comunicados. O especialista informará como proceder com o aluno ao final do
bimestre.
6 – Avaliação de
estudos orientados
Realizada ao final do Ano letivo - AVEOP
7 - Avaliação de
estudos independentes
Fevereiro - de acordo com o cronograma da escola - AVEI
8 - Progressão
Parcial
Realizada durante o ano letivo. É dividida em duas etapas
Estudos Orientados:
O aluno realiza atividades avaliativas e é orientado diariamente pelo
professor;
O aluno vencendo ou não a PP será preenchido uma ficha com os resultados (ficha fornecida
pelas secretárias ou especialistas)
Estudos
Independentes: O aluno estuda sozinho e realiza as atividades em dia e
horário que o professor marcar.
Se você não informar à secretaria que o aluno venceu ou não
a PP, não há como registrar no SIMADE e a vida escolar do aluno fica incompleta
podendo assim, prejudica-lo.
OBS: As taletas serão entregues juntamente com as do 2º
bimestre ou 4º bimestre, se for o caso.
9 - Rasuras
Não pode haver de
forma alguma, principalmente em nota e freqüência.
- Todas as informações acima, foram repassadas pela dupla da SRE de Ponte Nova -__________
- e revisadas por ________ (analista) e __________ (inspetora escolar).
- Será afixada uma ficha de correção no final do diário e não poderá ser retirada. Todas as correções necessárias, se houver, estarão solicitadas na mesma.
Especialistas : Cristina Rocha e Elenice Chaves
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