“Há necessidade de sermos homens e mulheres de nosso tempo que empregam todos os recursos disponíveis para dar o grande salto que nossa educação está a exigir”. Paulo Freire
17 outubro 2012
Os Filhos são como navios
O grande ensinamento educativo é que o filho não pode fazer simplesmente o que tem vontade, mas deve administrar essa vontade.
Quem ama educa. E tem de educar a vontade para se proteger e dar condições para que o filho cuide da própria segurança.
o lugar mais seguro para o navio ficar é no porto. Mas essa não é a finalidade para o qual foi construído. Para um navio bem construído, o mundo é pequeno.
Os pais são um porto seguro para os filhos até que eles se tornem independentes. Embora possam pensar que o lugar mais seguro para os filhos é junto deles, estes devem ser preparados para navegarem mar adentro ,enfrentando bom e mau tempo para atingir seus objetivos . O filho deve ser educado e preparado para ser s3eu próprio porto seguro. Assim, o mundo também será pequeno para ele ,porque mais amplos serão seus horizontes.
Nem sempre os navios vão para os lugares que os fabricantes imaginam. Ninguém pode garantir qual o caminho que o filho vai seguir, mas ,seja para onde for, deve levar dentro dele valores como ética ,humildade, honestidade, disciplina e gratidão, dispondo-se a aprender sempre e a transmitir o que puder com vistas a estabelecer relacionamentos integrais com todas as pessoas , independente de sua origem, cor, credo e condições sócio-econômicas e culturais.
O filho nasceu dos pais, mas é um cidadão do mundo.
Texto adaptado do livro “Quem ama educa”, Içami Tiba
Assinar:
Postagens (Atom)