28 fevereiro 2011

Quando educas?

Não educa quando impõe suas convicções,

mas quando suscita convicções pessoais.

Não educa quando impõe condutas,

mas quando propõe valores que motivem.

Não educa quando impõe caminhos,

mas quando ensina a caminhar.

Não educa quando impõe dependências,

mas quando acorda a coragem de ser livre.

Não educa quando impõe suas ideias,

mas quando fomenta a capacidade de pensar por conta própria.

Não educa quando impõe o terror que isola,

mas quando libera o amor que acerca e comunica.

Não educa quando impõe sua autoridade,

mas quando cultiva a autonomia do outro.

Não educa quando impõe a uniformidade que doutrina,

mas quando respeita a originalidade que faz a diferença.

Não educa quando impõe a verdade,

mas quando ensina a procurá-la honestamente.

Não educa quando impõe uma punição,

mas quando ajuda a aceitar um castigo.

Não educa quando impõe disciplina,

mas quando forma pessoas responsáveis.

Não educa quando impõe autoritariamente o respeito,

mas quando o ganha com autoridades de pessoa respeitável.

Não educa quando impõe o medo que paralisa,

mas quando consegue a admiração que estimula.

Não educa quando impõe informação à memória,

mas quando mostra o sentido da vida.

Não educa quando impõe a Deus,

mas quando o faz presente na tua vida.

A dificuldade de agradar a todos

Muitas pessoas se comportam da forma que imaginam que agradará a todos. Esta metáfora nos fala da impossibilidade de realizar este objetivo e sobre a necessidade de confiarmos em nosso julgamento interno.
♥♥♥
Em pleno calor do dia um pai andava pelas poeirentas ruas de Keshan junto com seu filho e um jumento. O pai estava sentado no animal, enquanto o filho o conduzia, puxando a montaria com uma corda.

- "Pobre criança!", exclamou um passante, "suas perninhas curtas precisam esforçar-se para não ficar para trás do jumento. Como pode aquele homem ficar ali sentado tão calmamente sobre a montaria, ao ver que o menino está virando um farrapo de tanto correr?

O pai tomou a sério esta observação, desmontou do jumento na esquina seguinte e colocou o rapaz sobre a sela. Porém não passou muito tempo até que outro passante erguesse a voz para dizer:

- Que desgraça! O pequeno fedelho lá vai sentado como um sultão, enquanto seu velho pai corre ao lado.

Esse comentário muito magoou o rapaz, e ele pediu ao pai que montasse também no burro, às suas costas.

- Já se viu coisa como essa?, resmungou uma mulher usando véu. Tamanha crueldade para com os animais! O lombo do pobre jumento está vergado, e aquele velho que para nada serve e seu filho abancaram-se como seu o animal fosse um divã. Pobre criatura!

Os dois alvos dessa amarga crítica entreolharam-se e, sem dizer palavra, desmontaram. Entretanto mal tinham andado alguns passos quando outro estranho fez troça deles ao dizer:

- Graças a Deus que eu não sou tão bobo assim! Por que vocês dois conduzem esse jumento se ele não lhes presta serviço algum, se ele nem mesmo serve de montaria para um de vocês?

O pai colocou um punhado de palha na boca do jumento e pôs a mão sobre o ombro do filho.

- "Independente do que fazemos, disse, sempre há alguém que discorda de nossa ação. Acho que nós mesmos precisamos determinar o que é correto".



“Livros são os mais silenciosos e constantes amigos; os mais acessíveis e sábios conselheiros, e os mais pacientes professores.”


(Charles W. Elliot)



Dicas para criar um Clube do Livro

 
A criação do Clube do livro é uma excelente oportunidade para estimular o hábito de leitura em todas as idades, principalmente na infância, mas os objetivos devem estar de acordo com as fases de desenvolvimento de cada turma. Por exemplo: o Clube pode ser desenvolvido na educação infantil , com crianças que ainda não foram alfabetizadas , mas deve conter livros apropriados para a sua idade.


O Clube do livro é um grupo de pessoas que compartilham livros , como brincadeira ou como projeto de estudo, e em ambas as funções, ele é motivador de leitura, e apartir dela , o educador pode trabalhar a interpretação, análise crítica, dramatização , linguagem oral e escrita e a interdisciplinariedade.


Veja a seguir algumas dicas para se criar um Clube do livro , de forma fácil e que pode ser utilizado em sala de aula ou em outros ambientes educativos:


1- Reflita sobre os objetivos da criação do Clube do Livro e se possível deixe claro para as crianças quais são estes objetivos ,como: adquirir prazer pela leitura, estimular a imaginação, elaborar uma pesquisa científica, realizar uma análise crítica, ampliar o repertório linguístico , ampliar o repertório literário, imaginar uma sequência lógica , aprender sobre valores e etc.


2- Adquira uma boa quantidade de livros, ou peça para cada criança trazer um. Quanto mais livros o Clube tiver, por mais tempo ele funcionará, e motivará as crianças. Outras fontes de escrita também podem ser utilizadas no Cube, como: jornais, revistas, gibis, bíblia e etc.


3- As regras de funcionamento do Clube devem ser claras e coladas no verso do livro.


O período de tempo de leitura é relativo. Ao definir o mesmo, é preciso levar em conta o tamanho do livro. Se as crianças os levarem para casa , é interessante pensar no tempo disponível dos pais para ajuda na tarefa.

4- O dia da troca dos livros deve ser definido previamente com os alunos e os pais, para que eles se organizem e formem hábito de leitura. Por exemplo: toda sexta-feira, de quinze em quinze dias, toda primeira semana do mês, ou todos os dias.


5- Numere-os e encape-os para conservar por mais tempo.


6- Construa uma tabela com a lista dos nomes de todas as crianças que irão participar do Clube. Veja o exemplo na figura abaixo:


7- Insira na tabela os números dos respectivos livros que serão entregues para cada criança, para manter o controle dos livros na hora da entrega.


8- É importante que além do rodízio do Clube do Livro, as crianças tenham acesso a algumas fontes de leitura, diariamente, através de cantinhos da leitura ou estantes de livros.
 

13 fevereiro 2011

VOCÊ É MINHA VIDA

Viraj Bhandare

Havia um menino na Índia, que foi enviado pelos pais para um internato. Antes de ser mandado para o colégio, esse menino era o mais brilhante aluno de sua classe. Ele estava no topo em todas as competições. Ele era um campeão.

Mas o menino mudou depois de sair de casa e freqüentar o colégio. Suas notas começaram a cair. Ele odiava estar em um grupo. Ele estava sozinho o tempo todo. E foram tempos sombrios como quando ele sentiu vontade de cometer suicídio. Tudo isso porque ele se sentia inútil e que ninguém o amava.

Seus pais começaram a se preocupar com o menino. Mas nem mesmo eles sabiam o que estava errado com ele. Então, seu pai decidiu viajar para o internato e conversar com ele.

Sentaram-se na margem do lago perto da escola. O pai começou a lhe fazer perguntas casuais sobre suas aulas, os professores e os esportes. Depois de algum tempo, seu pai disse, 'Você sabe filho, porque eu estou aqui hoje? "

O rapaz respondeu de volta ", para verificar as minhas notas?"

"Não, não", seu pai respondeu: "Eu estou aqui para lhe dizer que você é a pessoa mais importante para mim. Eu quero ver você feliz. Eu não me importo com as notas. Me importo com você. Eu me importo com o seu felicidade. VOCÊ É MINHA VIDA. "

Estas palavras fizeram os olhos do menino a se encher de lágrimas. Ele abraçou seu pai. Eles não disseram nada um ao outro por um longo tempo.

Agora, o menino tinha tudo que queria. Ele sabia que havia alguém neste mundo que se preocupava com ele profundamente. Ele significava muito para alguém.

E o menino hoje já é jovem está na faculdade, realizado.

E na sua classe nunca ninguém o viu triste um dia se quer!
Graças um pai que soube expressar a seu filho: VOCÊ É MINHA VIDA.