28 dezembro 2010

"Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz"


Senhor,

fazei de mim instrumento de vossa paz.
e que eu encontre primeiro, em mim,
a harmoniosa aceitação de meus opostos.

onde houver ódio, que eu leve o amor.
aceitando o ódio que possa existir em mim e compreendendo todas as faces com as quais o amor pode se expressar.

onde houver ofensa
que eu leve o perdão
e que me permita ofender para ser perdoado

onde houver discórdia que eu leve a união.
e que eu aceite a discórdia como geradora da união

onde houver dúvidas que eu leve a fé.
podendo humildemente, encarar minhas próprias dúvidas

onde houver erros, que eu leve a verdade.
e que a "minha verdade" não seja única, nem os erros sejam alheios.

onde houver desespero, que eu leve a esperança.
e possa, primeiro, conviver com o desânimo sem me desesperar.

onde houver tristeza, que eu leve alegria.
e possa suportar a tristeza minha e dos outros sendo alegre ainda assim.

onde houver trevas que eu leve a luz.
após ter passado pelas "minhas trevas" e ter aprendido a caminhar com elas.

oh, divino mestre...
fazei que eu procure mais: consolar que ser consolado.
e que eu saiba pedir e aceitar consolo quando precisar.

compreender que ser compreendido,
e me conhecer antes, para ter melhor compreensão do outro.

amar que ser amado,
podendo me amar em princípio, para não cobrar o amor que dou.

pois é dando que recebemos.
e sabendo receber é que se aprende a doar.
é perdoando que se é perdoado.
e não se perdoa a outro enquanto não há perdão por si mesmo.

e é morrendo que se nasce para a vida eterna.
e é bem vivendo e amando a vida que se perde o medo de morrer!

Para reflexão...



"Ser feliz ou ter razão?"

Oito da noite, numa avenida movimentada. O casal já está atrasado para jantar na casa de uns amigos. O endereço é novo e ela consultou no mapa antes de sair. Ele conduz o carro. Ela orienta e pede para que vire, na próxima rua, à esquerda. Ele tem certeza de que é à direita. Discutem. percebendo que além de atrasados, poderiam ficar mal-humorados, ela deixa que ele decida. Ele vira à direita e percebe, então, que estava errado. Embora com dificuldade, admite que insistiu no caminho errado, enquanto faz o retorno. Ela sorri e diz que não há nenhum problema se chegarem alguns minutos atrasados. Mas ele ainda quer saber: - Se tinha tanta certeza de que eu estava indo pelo caminho errado, devia ter insistido um pouco mais... E ela diz: - Entre ter razão e ser feliz, prefiro ser feliz. Estávamos à beira de uma discussão, se eu insistisse mais, teríamos estragado a noite! Moral da história: Esse fato foi contado por uma empresária, durante uma palestra sobre simplicidade no trabalho. Ela usou a cena para ilustrar quanta energia nós gastamos apenas para demonstrar que temos razão, independentemente, de tê-la ou não. Diante disso me pergunto: 'Quero ser feliz ou ter razão?' E lembrei de um outro pensamento parecido, diz o seguinte: “Nunca se justifique. Os amigos não precisam e os inimigos não acreditam."

26 dezembro 2010

FELIZ ANO NOVO AOS AMIGOS

O nosso caminho é feito
Pelos nossos próprios passos...
Mas a
beleza da caminhada...
Depende dos que vão conosco!


Assim, neste NOVO ANO que se inicia
Possamos caminhar mais e mais juntos...
Em busca de um mundo melhor,
cheio de PAZ, SAUDE, COMPREENSÃO e MUITO
AMOR.


O ano se finda e tão logo o outro se inicia...
E neste ciclo do "ir" e "vir"
O tempo passa... e como passa!
Os anos se esvaem...
E nem sempre estamos atentos ao que Realmente importa.



Deixe a vida fluir
E perceba entre tantas exigências do cotidiano...
O que é indispensável para você!
Ponha de lado o passado e até mesmo o
presente!



E crie uma nova vida... um novo dia...
Um novo ano que ora se inicia!
Crie um novo quadro para você!
Crie, parte por parte... em sua mente...
Até que tenha um quadro perfeito para o
futuro...




Que está logo além do presente.
E assim dê início a uma nova jornada!
Que o levará a uma nova vida, a um novo lar...
E aos novos progressos na vida!
Você logo verá esta realidade, e assim encontrará
A maior Felicidade...e Recompensa...



Que o ANO NOVO renova nossas esperanças,
E que a estrela crística resplandeça em nossas vidas
E o fulgor dos nossos corações unidos intensifique
A manifestação de um ANO NOVO repleto de vitórias!
E que o resplendor dessa chama



Seja como a tocha que ilumina nossos caminhos
Para a construção de um futuro, repleto de alegrias!
E assim tenhamos um mundo melhor!
À todos vocês companheiros(as) que temos o mesmo ideal,
Amigos(as) que já fazem parte da minha vida,
Desejo que as experiências próximas de um ANO NOVO Lhes sejam construtivas, saudáveis e harmoniosas.
Muita Paz em seu contínuo despertar!

UM FELIZ
2011

ESTÁ CHEGANDO O ANO NOVO


De repente, num instante fugaz, os fogos de artifício anunciam que o ano novo está presente e o ano velho ficou para trás.
De repente, num instante fugaz, as taças de champagne se cruzam e o vinho francês borbulhante anuncia que o ano velho se foi e ano novo chegou.
De repente, os olhos se cruzam, as mãos se entrelaçam e os seres humanos, num abraço caloroso, num só pensamento, exprimem um só desejo e uma só aspiração: PAZ E AMOR.
De repente, não importa a nação, não importa a língua, não importa a cor, não importa a origem, porque todos são humanos e descendentes de um só Pai, os homens lembram-se apenas de um só verbo: amar.
De repente, sem mágoa, sem rancor, sem ódio, os homens cantam uma só canção, um só hino, o hino da liberdade.
De repente, os homens esquecem o passado, lembram-se do futuro venturoso, de como é bom viver.
De repente, os homens lembram-se da maior dádiva que têm: a vida.
De repente, tudo se transforma e chega o ano radiante de esperança, porque só o homem pode alterar os rumos da vida.
De repente, o grito de alegria, pelo novo ano que aparece.
FELIZ ANO NOVO!

A Paz - Roupa Nova - Feliz ano Novo

23 dezembro 2010

CELINE DION - SO THIS IS CHRISTMAS

O Natal é você quem faz


“O Natal é você quem faz। Se você tem uma saudade para chorar no Natal, chore। Se tem uma canção para cantar, cante। Se tem uma boca para beijar, beije. Se tem um presente para dar, é urgente que você o dê. Mas se você tiver as mãos vazias. Se nada tiver para cantar. Se não tiver abraço para dar, boca para beijar. Se for assim, ainda assim, feliz Natal. Porque o Natal é você quem faz. É preciso aprender a conviver com o Natal. É preciso aprender a fazer do espírito de Natal um aliado (e não um adversário). Por que tantos sofrem no Natal? É porque Papai Noel não vem? Ora: um aperto de mão é um presente de Natal. Uma oração é uma dádiva de Natal. Um abraço vale um Natal feliz. É preciso acabar com a mania de sofrer no Natal. O Natal não foi feito para o desespero de ninguém. Desesperados do meu país: guardai vosso desespero de Natal e de fim de ano! Desesperados do meu país: tirai vosso dedo do gatilho, deixai a janela do 15º andar. O Natal é você quem faz. Só os robôs não sofrem. Só os computadores não sofrem. Mas nós (eu e você) somos feitos de barro humano. Estamos sujeitos a lágrimas e dores. Mas estamos sujeitos também a alegrias, canções e amores. É preciso escrever na face da Lua, se houver Lua. É preciso escrever na mão das namoradas. No ombro nu das amantes. Na boca dos apaixonados. É urgente escrever: abaixo a obrigação de ser feliz no Natal! O que mata, o que dói, o que desespera, é essa obrigação de ser feliz no Natal. Mas ninguém está obrigado a ser feliz no Natal, nem em tempo algum. Se sua única razão para ser feliz no Natal é um grão de areia, transforme esse grão de areia num oceano. Faça do grão de areia, uma bandeira, a invencível bandeira da alegria. Se o amor morreu, cante no Natal e espere: outro amor maior nascerá mais forte. Se sua dor for grande, pense nos pobres do mundo. Pense nos que não têm teto, nem pão, nem terra, nem paz: pense nos nossos irmãos da África. Fique de pé, faça como Minas, que só se ajoelha diante de Deus. O Natal é você quem faz. Mas, de qualquer maneira, seja muito feliz neste Natal. Se não tiver vinho, beba o ar que você respira!”

Roberto Drummond

22 dezembro 2010

Mensagem de Natal

É maravilhoso…
Como olhamos o passar,
Das pessoas,o caminhar ligeiro….
Sempre acompanhados
Com conversas diversas…

Uns dando gargalhadas…
Outros, Preocupado

No entrar das lojas, É indefinidamente
Um momento único de felicidade
Estampado no rosto de cada criança,
Onde com seu gesto simples o Nosso Supremo
Demonstra sua força
E quase ninguém percebe…
Sua poderosa arma….

A união…
A paz…
A fraternidade…
O amor…

Todos com seus corações…
Abertos…
Emoções….
Chegamos as vezes a ficar engasgados….
Aquele nó na garganta…
Os olhos nublados…
Às vezes choramos fortemente…
Sentindo saudade…
De algum parente…
E ele humildemente…
Sempre envolvente…
Se faz presente…
Em sua plenitude…
De MESTRE…
Nos convida…


FELIZES OS CONVIDADOS PARA A CEIA DO SENHOR…
Obrigada
MEU DEUS FELIZ NATAL

12 dezembro 2010

FICHA DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL DO ALUNO

Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais
Superintendência Regional de Ensino - Ponte Nova
Diretoria Educacional


AVALIAÇÃO EDUCACIONAL DO ALUNO

Esta avaliação é preenchida pelo professor regente com apoio da equipe pedagógica da escola de origem do aluno, pelo professor responsável pela turma e/ou disciplina e pela equipe pedagógica da escola, ao requisitar o atendimento especializado tendo como base o “Plano de Desenvolvimento Individual do Aluno”, caso o aluno possua.

IDENTIFICAÇÃO DO ALUNO:
Nome do aluno:
Data de nascimento:
Turno em que o aluno estuda:
Série/Ciclo:

HISTÓRIA DE VIDA DO ALUNO:
1- Com que idade o aluno começou a freqüentar a escolarização?
2- Descreva, até o momento, onde e como foi o percurso escolar desse aluno।
3- Se houve alguma mudança de escola, citar o motivo।

4- Há quanto tempo está na atual escola?
( ) Menos de 1 ano ( ) 1 ano
( ) 2 anos ou mais
Quanto?

5- Há quanto tempo está neste ciclo/série?
( ) Menos de 1 ano ( ) 1 ano
( ) 2 anos ou mais
Quanto?
6- Há quanto tempo freqüenta o atendimento educacional especializado?
( ) Nunca freqüentou ( ) Menos de 1 ano
( ) 1 ano ( ) 2 anos ou mais
Quanto?

7- Há algum diagnóstico clínico? ( ) Não ( ) Sim.
Qual o diagnóstico?
( ) Baixa visão ( ) Cegueira
( ) Deficiência física ( ) Deficiência intelectual
( ) Surdez ( ) Surdo/cegueira
( ) TGD(Transtornos globais do desenvolvimento) ( ) Sem diagnóstico clínico
( ) ओउत्रोस
8- Qual o profissional que atesta o diagnóstico?
( ) Médico ( ) Fonoaudiólogo
( ) Fisioterapeuta ( ) Terapeuta Ocupacional
( ) Psicólogo ( ) Outros

9- O aluno faz uso de algum medicamento? ( ) Não ( ) Sim.
Qual?

10 - Como a escola obteve estas informações?
( ) Família ( ) Médico
( ) Psicólogo ( ) Outros

11- Atualmente, o aluno tem algum acompanhamento clínico?
( ) Não ( ) Sim.
Qual(is)

Há quanto tempo?
( ) Menos de 1 ano ( ) 1 ano
( ) 2 anos ou mais ( ) Nunca teve acompanhamento clínico


AVALIAÇÃO PEDAGÓGICA DO ALUNO

Com base no PDI do aluno, preencher os campos abaixo com informações sobre o desenvolvimento do aluno no que se refere a suas
habilidades e capacidades, além do aprendizado e utilização dos conteúdos curriculares da base comum.

1. Habilidades Observadas – Cognitivas e metacognitivas
Conhecimentos e capacidades do aluno:
Dificuldades que o aluno apresenta:
Intervenção pedagógica desenvolvida com o aluno em sala de aula:

2. Habilidades Observadas – Motoras e psicomotoras
Conhecimentos e capacidades do aluno:
Dificuldades que o aluno apresenta:
Intervenção pedagógica desenvolvida com o aluno em sala de aula:

3. Habilidades observadas – Interpessoais/Afetivos
Conhecimentos e capacidades do aluno:
Dificuldades que o aluno apresenta:
Intervenção pedagógica desenvolvida com o aluno em sala de aula:

4. Habilidades observadas – Comunicacionais
Conhecimentos e capacidades do aluno:
Dificuldades que o aluno apresenta:
Intervenção pedagógica desenvolvida com o aluno em sala de aula:

5. Habilidades Acadêmicas Observadas – Língua Portuguesa
Conhecimentos e capacidades do aluno:
Dificuldades que o aluno apresenta:
Intervenção pedagógica desenvolvida com o aluno em sala de aula:

6. Habilidades observadas – Matemática
Conhecimentos e capacidades do aluno:
Dificuldades que o aluno apresenta:
Intervenção pedagógica desenvolvida com o aluno em sala de aula:

7. Habilidades observadas – História
Conhecimentos e capacidades do aluno:
Dificuldades que o aluno apresenta:
Intervenção pedagógica desenvolvida com o aluno em sala de aula:

8. Habilidades observadas – Geografia
Conhecimentos e capacidades do aluno:
Dificuldades que o aluno apresenta:
Intervenção pedagógica desenvolvida com o aluno em sala de aula:

9. Habilidades observadas - Ciências
Conhecimentos e capacidades do aluno:
Dificuldades que o aluno apresenta:
Intervenção pedagógica desenvolvida com o aluno em sala de aula:

– Outras observações importantes:
Profissional(ais) responsável(eis) pelo preenchimento dos dados:
Atendimento educacional solicitado:
( ) Sala de Recursos ( ) Oficina pedagógica
( ) Professor de apoio ( ) Guia intérprete
( ) Instrutor de LIBRAS ( ) Intérprete de LIBRAS



Obs।: Caso o aluno tenha necessidade de mais de um atendimento educacional especializado será necessária preencher nova avaliação।
Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais
Superintendência Regional de Ensino - Ponte Nova
Diretoria Educacional

Orientação Educacional

A adolescência é uma fase em que há o desprendimento da infância e a entrada progressiva no mundo e no papel adulto, é nesse contexto conturbado que os jovens precisam assumir uma postura diante da sociedade, tendo que optar por uma carreira profissional a ser seguida। No início da adolescência, o jovem sente-se descompromissado com o seu projeto de vida, vivendo muitas vezes, a ilusão, a fantasia e o sonho; mas ao passo em que vai conquistando sua própria identidade e compreendendo suas próprias singularidades, tem a necessidade de definir-se, conhecer-se e de escolher sua profissão com base na sua realidade pessoal e sociocultural.
O jovem se vê diante de uma multiplicidade de profissões, áreas de estudo, cursos, chegando a ficar, muitas vezes, confuso diante de tal complexidade. Inicialmente, ele se guiará a partir do mapa representacional construído por si próprio com base na sua posição sociocultural e financeira. Na maioria dos casos, quando os jovens são chamados a refletir sobre as dificuldades e possibilidades do mercado de trabalho e de escolher uma profissão, usam meios não muito seguros, recorrendo a mitos e ideologias que sem duvida, os tranqüilizam e diminuem suas ansiedades, mas não são verdadeiras saídas.
Levando em consideração que na adolescência os jovens passam por um período conturbado em relação a aspectos maturacionais e de ordem psicológica, em que duvidas emergem provocando confusões e conflitos, o trabalho proposto pela Orientação Vocacional visa ajudar o jovem a se conhecer melhor, dando, conseqüentemente, subsídios para que ele faça a escolha mais adequada.
O processo de Orientação Vocacional surge, como um meio facilitador, que além de auxiliar os jovens a escolher e se prepara para entrar em uma ocupação, propicia o desenvolvimento do autoconhecimento, aplicando essa compreensão às ocupações.

Entrevista com um aluno do ensino médio.

Futuro. Quem pode imaginar o que se passará nele? Aos 17, 18 anos então, é que se imagina milhões de possibilidades de futuro pessoal. É aí que está uma das grandes dúvidas da grande maioria dos jovens (e talvez a questão mais difícil do vestibular): “Que curso fazer?”. Esta é uma escolha decisiva, que vai determinar o que você fará nos próximos anos de sua vida e mais, irá dizer qual a sua função no mundo.
Momento crítico, estresse de todos os lados, pressão absoluta. É muita coisa para alguém tão jovem. É por isso que o número de abandonos e transferências de cursos em universidades no Brasil continua crescendo. Cada vez mais jovens e imaturos, os estudantes ingressam em cursos que não conhecem direito, desistem e ficam “pulando de galho em galho” até descobrirem o que querem realmente. O processo acaba acontecendo na ordem inversa da natural, onde primeiro eles “praticam” o curso para depois conhecê-lo e saber se é isso ou não o que querem .


Qual é o seu nome?
Data de nascimento:
Nome da mãe: Nome do pai:
Quantos anos você tem? 16 anos
Em que ano você está? 3º ano
Onde você estuda?
Nacionalidade:


1) O que mais gosta de fazer?
Sair com os amigos e navegar na rede.


2) Como você imagina sua vida daqui a dez anos?
Vejo-me como uma profissional realizada, fazendo as coisas que gosto.


3) Quais os profissionais que você mais admira?
São aqueles que se sentem felizes e plenamente satisfeitos com seu trabalho.

4) Onde suas férias ideais seria?
Minhas férias ideais seria viajar para praia ou o campo com os amigos do colégio.

5) Quando é apresentada a alguém, geralmente fala sobre:
As histórias engraçadas da minha infância, minha família e amigos comuns.

6) Quando os outros se referem a você, gosta de ser lembrada por:
Coisas que conquisto.

7) Aproveita as suas horas de lazer para:
Ficar ligada nas notícias atuais.

8) Quando conhece alguém do sexo oposto, procura saber:
Quem são seus amigos e os lugares que frequenta.

9) Nas suas relações pessoais procura estar sempre cercada por:
Pessoas próximas, em quem confio.

10) Quando se refere à sua família, geralmente fala sobre:
O sucesso que alcançaram e o prestígio que eles têm.

11) O que mais te atrai no jeito do seu namorado é:
A forma de agir dele, sempre preocupado com os outros.

12) Quando vai dar um presente para um amigo procura:
Escolho um objeto que o faça se sentir especial e diferente dos demais.

13) O paraíso para você é um lugar onde possa:
Aproveitar todas as coisas boas da vida.

14) O professor que mais lhe influenciou até hoje foi o que:
Ajudou-me a melhorar minhas relações interpessoais.

15) Se você fosse trabalhar nas férias, escolheria uma atividade que:
Pudesse ser feita em equipe.

16) O grande sonho da sua vida é:
Ser reconhecida como a melhor naquilo que faço.

17) A pior coisa para você é:
Fazer coisas que vão contra meus valores।

18) Gosta principalmente de esportes que:
Permitem que eu me descontraia e aproveite com os amigos.

19) Revistas e livros são antes de mais nada:
Fontes de informações que podem me ajudar a alcançar meus objetivos.

20) Seus amigos sempre lhe procuram quando:
Querem contar-me algo que aconteceu com eles.


Após a entrevista li este pequeno texto para a entrevistada.

Se o problema é a decisão, faça o seguinte exercício: identifique as disciplinas que você mais gosta na escola, perceba se gosta de trabalhar em grupo ou sozinho, em espaços calmos ou badalados. Pensar no futuro local e condições e trabalho ajuda a afunilar o leque de possibilidades que você cogita. Lembre-se, preferências mudam com o tempo. Pode ser que você sempre tenha desejado uma profissão, mas em algum momento tenha chegado a pensar em outra. Talvez a afinidade com a carreira dos sonhos fale mais alto, mas, se isso não acontecer, tenha coragem de arriscar, considere o momento do setor escolhido e faça estágio se for possível; a experiência traz conhecimento do mercado e vivência profissional. A convivência com um profissional da área almejada também é uma boa chance para se decidir. O dia-a-dia da carreira, os aspectos positivos e negativos só podem ser falados com propriedade por quem já trabalha no setor. Outra indecisão pode vir da semelhança de cursos da mesma área, como Jornalismo, Publicidade e Relações Públicas. A saída pode estar na leitura dos currículos dos cursos, na visita às universidades que oferecem as graduações e, principalmente, em uma boa conversa com profissionais graduados.



Conclusão


A aluna entrevistada demonstra uma busca de afeto. Faz suas escolhas baseada principalmente nas suas relações interpessoais e familiares. Fazendo com que seja valorizada pela sua família e seja aceita e respeitada pelos amigos é essencial pelo o seu bem-estar. Ao optar por uma profissão, ela deve verificar se ela está de acordo com os valores da sua família e amigos.
Nem todos têm facilidade para uma escolha imediata। Para decidir a melhor profissão a ser seguida é preciso, antes de tudo, se conhecer melhor. O autoconhecimento nos possibilita balizar nossas vontades, podemos ter várias carreiras em mente, mas o caminho certo, aquele que trará felicidade e sucesso profissional, só vem quando nos conhecemos. É preciso fazer previsões. Será que daqui a três ou trinta anos estarei feliz lidando com os assuntos próprios da profissão que tanto me empolgam hoje? A carreira, é claro, tem de proporcionar diversão. Um profissional que trabalha de bem com a vida rende mais e se sente realizado. Em contrapartida, aqueles que embarcam em uma carreira somente pela possibilidade de ascensão social podem acabar frustrados e sem dinheiro por não se destacar no mercado de trabalho. O ganha-pão tem de unir habilidade e sustentabilidade. De nada adianta sonhar com algo que não é possível ser transformado em atividade profissional. O amadurecimento é o principal aliado na hora de definir a carreira. É claro que os outros, principalmente a família, vão dar um palpite aqui, outro ali. Porém, o que faz a diferença é a sua capacidade de captar as sugestões construtivas e descartar as especulações. Você pode ouvir: “o mercado para essa profissão está saturado”, “não se ganha bem”, “é difícil conseguir emprego”. Não dê ouvidos! Se você fez uma opção madura e calculada, vá em frente. Ninguém é dono da verdade. A opinião de outra pessoa sobre a profissão que você deseja seguir pode ser, sim, diferente da sua. Afinal, o grande número de carreiras existe para agradar a gregos e troianos.

11 dezembro 2010

Supervisão Escolar


As atribuições do Supervisor na Instituição Escolar

Coordenar e articular o processo ensino-aprendizagem através das ações de planejamento, implementação, desenvolvimento e avaliação.
Nesse sentido, nosso agir deverá ser focado em três campos fundamentais:
- Desenvolvimento Curricular e ensino-aprendizagem;
- Organização escolar;
- Relações internas e externas com a comunidade।

Planejamento de ação

Um supervisor deve ter um Plano de Trabalho elaborado em conjunto e consonância Com o Guia do Especialista em Educação Básica, fornecido pela Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais.
O mesmo é implementado ao longo do ano letivo, de acordo com as necessidades do momento।

Procedimentos ao detecta falhas no processo de ensino aprendizagem

A escola possui um Plano de Intervenção Pedagógica que é elaborado com a participação de toda comunidade escolar, após análise dos resultados das avaliações externas e de observações feitas no dia a dia.
Esse plano, como o próprio nome diz, tem o propósito de intervir de maneira peculiar (de acordo com a necessidade do aluno) e eficiente para sanar as dificuldades detectadas.
São adotados procedimentos variados, tais como: atendimento individualizado, reforço escolar no contra turno, mudança na prática de sala de aula, etc।

Formação e atualização do corpo docente

Este é um ponto crucial quando se fala em qualidade da educação। Enquanto nossos professores não tiverem uma formação de qualidade e não acordarem para a necessidade de constante atualização e aperfeiçoamento, de nada adianta investir em inovações tecnológicas, material didático rico e diversificado, prédios lindos e maravilhosos. De que adianta ter uma ferramenta e não saber utilizá-la, não é mesmo?

Forma de participação na gestão

A supervisão participa sendo co-responsável na liderança da gestão pedagógica, que deve ser o eixo das ações educacionais.
Como proporcionar um ambiente de trabalho favorável às relações humanas
Como dizia tão sabiamente nosso saudoso Paulo Freire, escola não é só prédios...
Nela convivem seres humanos, passíveis de erros e acertos। Pensando assim, procuro levar a nossa “equipe” a se referenciar por valores humanos de justiça, união, companheirismo e respeito, tão essenciais para que se possa estabelecer relações saudáveis.

Os maiores desafios e/ou dificuldades

Mesmo trabalhando numa instituição organizada, com uma equipe de trabalho empenhada encontrará dificuldade. Os pontos que mais atropelam o trabalho de um supervisor:
· Muita burocracia por parte da SRE/SEE com relação a documentos, absorvendo um tempo excessivo, que poderia ser utilizado a favor da escola;
· Pouco interesse de algumas famílias pela vida escolar de seus filhos;
· Falta de atendimento especializado para alguns alunos (psicólogo, fonoaudiólogo, etc।).

Como atualiza-se para o exercício de Supervisão

Através de leituras, participações em cursos oferecidos pela SEE, cursos online, pesquisas em sites educacionais sérios e responsáveis ( MEC-portal do professor, CRV- Centro de referência virtual do professor, portal da educação de Minas Gerais, páginas de autores respeitados como Rubem Alves, Instituto Paulo Freire, etc।)

O perfil de um Supervisor

O supervisor precisa ter comprometimento moral e ético para lidar com pessoas diferentes, ser articulador para integrar a vida da escola com o mundo social global, ter capacidade de enfrentamento diante do novo e do imprevisível, ter conhecimento teórico que possa dar suporte às suas ações e que permita entender a forma como se processa a aprendizagem.
Precisa ainda ser parceiro, flexível, inovador, dinâmico e democrático।

Avaliação do trabalho de um supervisor.

O trabalho de um supervisor é muito gratificante e enriquecedor, uma vez que permite plantar e colher frutos. É lógico que exige muito e às vezes deparamos com problemas, mas também nos eenriquecemosem conhecimento e como pessoa.
Contribuir para a formação de crianças, ver desabrochar a capacidade de ler, escrever e desvendar o mundo dessas pequenas criaturas.
Ah! Não poderia deixar de mencionar que a EDUCAÇÃO me FASCINA. Mas... não me deixa cega para os inúmeros problemas vividos e para a vergonhosa desvalorização da classe educacional. Ser educador hoje, mais do que nunca, só deve ser por opção.